Senador Anastasia afirma que sairá do PSDB
Ele deve se filiar ao PSD, do prefeito de BH, Alexandre Kalil
Por Plox
08/02/2020 08h27 - Atualizado há quase 5 anos
O senador Antonio Anastasia, eleito por Minas Gerais, deve deixar o partido PSDB, do qual é membro há mais de 15 anos.
O comunicado foi feito ao presidente nacional do partido, Bruno Araújo, nessa sexta-feira (07).
Anastasia é considerado um dos mais influentes políticos mineiros na atualidade. Ele atuou decisivamente para o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e foi governador do estado por duas vezes.
Foto: Agência Brasil
O presidente do PSDB no Estado, Paulo Abi-Ackel, por meio de nota, comentou a decisão do senador. “Anastasia é um dos melhores quadros políticos do país e desencontros circunstanciais não nos impedirão de atuar no mesmo campo político, em partidos diferentes, na defesa dos interesses de Minas Gerais e do Brasil”, declarou.
No meio político há a certeza, embora não confirmada pelo senador, de que ele se filiará ao PSD, partido do prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil e do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.
Em dezembro, Anastasia declarou publicamente que apoiava a reeleição de Kalil à Prefeitura da capital mineira, contrariando os interesses de seu partido PSDB.
Ele passou a integrar o partido Tucano quando disputou a eleição em 2006 e foi eleito como vice-governador de Minas, na chapa de Aécio Neves.
Com a saída de Aécio, que renunciou em 2010 para disputar uma vaga ao Senado, Anastasia assumiu o governo do Estado e foi reeleito em primeiro turno com 62,7% dos votos.
Em outubro de 2014, Anastasia foi eleito ao Senado para um mandato de 8 anos. Ele obteve 56,7% dos votos e assumiu em fevereiro de 2015.
Segundo a assessoria de Antônio Anastasia, ele encontra-se no Azerbaijão, atuando como observador internacional das eleições que ocorrem naquele país. A viagem teria sido pelo governo do Azerbaijão.