Por Plox
08/02/2021 11h59 - Atualizado há mais de 1 anoNesse fim de semana, a chuva não deu trégua em boa parte de Minas Gerais. Assim foi também em Belo Horizonte-MG, que teve um alto volume de chuvas para esse período do ano, deixando várias regiões da cidade em Alerta.
De acordo com a medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em sete dias choveu um volume equivalente a 77,6% do esperado para todo o mês de fevereiro na capital mineira.
De acordo com a Defesa Civil de BH, o volume foi comparativamente ainda maior, pois, segundo o monitoramento, teria chovido em 12 horas o esperado para todos os 28 dias do mês.
De acordo com o Inmet, a maior chuva registrada em 24 horas em fevereiro foi no dia 14 do mês de 1978, quando foram registrados 164,2 mm. A média climatológica para fevereiro é de 181,4 mm.
Ainda segundo a previsão do Inmet, as chuvas devem continuar ao longo da semana em Minas Gerais, porém, a partir desta terça-feira (9), deverá ocorrer uma redução no volume de precipitações.
Pontos de alagamento
Em vários pontos da cidade, ocorreram alagamentos e fechamento de vias em vários pontos, como na avenida Teresa Cristina, entre as regiões Oeste e Barreiro. Também na Via Expressa, na altura do bairro Coração Eucarístico, na região Noroeste.
Um dos pontos mais críticos da cidade nesse período chuvoso tem sido a avenida Teresa Cristina. O Ribeirão Arrudas transbordou e alagou vários pontos da via. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a situação da avenida.