Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Saúde
Suspeita de febre amarela faz Timóteo intensificar vacinação
. O paciente, um trabalhador rural que atua próximo a uma área de mata, começou a apresentar sintomas no último domingo (2).
08/02/2025 às 15:59por Redação Plox
08/02/2025 às 15:59
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O município de Timóteo recebeu a notificação de um caso suspeito de febre amarela nesta quinta-feira (6). Durante a investigação epidemiológica, verificou-se que o paciente foi vacinado em 2020 contra a doença, porém, em sua residência, foi encontrado um macaco morto. Em virtude disso, e, devido aos alertas epidemiológicos recentes para a febre amarela, a Vigilância em Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desencadeou uma série de ações que visam prevenir o surgimento de casos de febre amarela na região. Tal ação faz se necessária uma vez que o mosquito transmissor da febre amarela na área urbana é o Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue, Chikungunya e Zika vírus.
Foto: Divulgação
Outra preocupação é referente aos macacos que, assim como os humanos, ão meras vítimas dos mosquitos transmissores da doença. “É importante ressaltar que os macacos não transmitem a febre amarela para os homens e são importantes sentinelas da doença. Quando um macaco morre ou fica doente, pode ser sinal de que o vírus está na região”, atenta Eunice Silva, gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Timóteo
Vale lembrar que o resultado do primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), de 2025, de Timóteo, apontou um índice de infestação predial de 4,7%, muito acima do máximo preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de - 0,9%. Tais dados refletem a falta de compromisso da gestão anterior com a saúde pública municipal.
Ações Imediatas Nesta sexta-feira (7), uma equipe formada por mais de 30 servidores percorreu algumas residências dos bairros Eldorado e Santa Maria, nas proximidades onde o macaco foi encontrado morto, para vistoriar imóveis e vacinar pessoas de 9 meses a 60 anos ainda não imunizadas. Na próxima semana, entre os dias 10 e 14, todas as Unidades de Saúde com sala de vacina, estarão realizando ações de intensificação das vacinas contra febre amarela. “Reforçamos que todas as pessoas entre 9 meses e 60 anos, que não tenham se vacinado contra febre amarela devem procurar uma UBS, portando o cartão de vacinação”, informa Eunice Silva.
Fique atento aos horários de funcionamento nas unidades básicas de saúde: Alegre: 7h às 13h Macuco: 7h às 13h Ana Moura: 7h às 13h Ana Rita: 7h às 16h Primavera: 7h às 16h João XXIII: 7h às 16h Limoeiro: 7h às 16h Timotinho: 7h às 16h Novo tempo: 7h às 16h Cachoeira do vale: 7h às 17h
Macacos Caso a população encontre macacos mortos ou doentes, deve informar o serviço de saúde do município pelos telefones 3847-7612 e (31)99848-0327. Uma vez identificados, o serviço de saúde avaliará se ainda há a possibilidade de coleta de amostras do animal para avaliação em laboratório e tomará as demais medidas necessárias de vigilância de controle.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.