Avião sai do Brasil para buscar brasileiros que estão fugindo da guerra na Ucrânia
Aeronave partiu levando medicamentos, alimentos e outros ítem para ajuda humanitária
Por Plox
07/03/2022 21h58 - Atualizado há mais de 3 anos
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou por volta das 15 horas desta segunda-feira (7), da Base Aérea de Brasília, para resgatar os brasileiros que deixaram a Ucrânia por conta dos conflitos.
A aeronave KC-390 Millennium da FAB leva quase 12 toneladas de medicamentos, alimentos e itens de necessidade básica para ajuda humanitária à Ucrânia e terá três escalas antes de chegar à Polônia: Recife, Cabo Verde (costa africana) e Lisboa (Portugal). O pouso está previsto para quarta-feira (9) em Varsóvia, capital da Polônia, local onde estão os brasileiros que deixaram a Ucrânia.
Por determinação do Governo Federal, além de trazer os brasileiros repatriados, este avião também irá transportar os pets, animais de estimação das pessoas que viviam na Ucrânia e estão retornando ao Brasil.
O avião deve chegar aqui, na quinta-feira (10), em uma ação denominada Operação Repatriação, que ocorre de forma integrada entre os ministérios da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde. Ainda não se tem a listagem fechada de todos os brasileiros que voltarão ao Brasil neste voo, mas o avião pode receber até 72 passageiros.
Até agora, cerca de 60 brasileiros manifestaram interesse em serem repatriados com seus animais de estimação. Caso haja vagas disponíveis, pessoas de outros países sul-africanos poderão pegar carona no voo.
Segundo o gestor do resgate e repatriação de brasileiros na Ucrânia, Unaldo Eugênio de Sousa: "Nós temos ainda identificados 34 brasileiros em território ucraniano. Desses, 14 já manifestaram que não desejam sair do território. Nós continuamos oferecendo apoio e estamos em contato permanente com eles, porém 14 manifestaram que não desejam sair do território ucraniano", disse Eugênio.
E o governo da Rússia divulgou uma lista que indica os países e territórios considerados hostis por apoiarem diretamente a Ucrânia. A relação inclui Estados Unidos, Canadá, Ucrânia e Japão, e foi publicada nesta segunda-feira (7) pela agência de notícias Tass. O Brasil está fora dessa lista.
O presidente Bolsonaro tem reiterado que a posição de seu governo será de neutralidade quanto ao conflito entre os dois países do leste europeu.