
Michelle Bolsonaro participa de ato em Belém e clama por liberdade
Durante manifestações do 'Reaja, Brasil', ex-primeira-dama pede reação contra a censura e injustiças
A transmissão de uma live realizada pela primeira-dama Janja Lula da Silva na noite de terça-feira, 7 de março, no canal do YouTube "TV Brasil Gov", administrado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), gerou críticas de parlamentares de oposição ao governo. A transmissão, intitulada "Papo de respeito", tinha como assunto a violência contra a mulher, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. A live contou com a presença da ministra da Mulher, Cida Gonçalves, e da apresentadora Lua Xavier, e a primeira-dama anunciou que faria novas transmissões em formatos semelhantes, entrevistando outros ministros e autoridades do governo.
Acusações de uso indevido de estrutura pública
O ponto central da crítica à live está na licitude do uso de estruturas da TV Brasil pela primeira-dama. Até 2019, a EBC possuía um programa exclusivo para a veiculação de conteúdos governamentais, a TV NBR (TV Nacional do Brasil), enquanto a TV Brasil veiculava assuntos de interesse público-educativo. Uma portaria da EBC, assinada em 9 de abril de 2019, unificou os dois programas e todo o conteúdo televisivo – incluindo o material institucional – passou a ser transmitido apenas na TV Brasil. A medida, firmada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), foi um tema sensível ao longo de seu governo.
O assunto foi abordado pelo jornal Estadão, trouxe a opnião de alguns opositores e também o contraditório.
A matéria citou que para Floriano de Azevedo Marques, doutor em Direito Público e professor da Universidade de São Paulo (USP), a live de Janja foi “uma mensagem institucional, cabível no contexto do Dia da Mulher e compatível com a função de primeira-dama”. No entanto, o uso da estrutura pública para autopromoção é o ponto central da crítica dos parlamentares de oposição ao governo.
Os deputados Kim Kataguiri (União Brasil-SP), Daniel José (Podemos-SP) e Felipe Camozzato (Novo-RS) acusaram Janja de criar a “TV Janja” e de utilizar a estrutura pública para autopromoção. O deputado Kim chegou a anunciar que entrou com uma ação popular para questionar judicialmente a live da primeira-dama.
Veja acima a crítica do deputados Kim Kataguiri
O vereador Rubinho Nunes (União Brasil), de São Paulo, comparou a situação de Lula e Janja com a do ex-presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa Cilia Flores, que ganhou um programa do marido em um canal estatal. Por outro lado, a assessoria de Janja não quis comentar as críticas dos parlamentares.
A EBC, por sua vez, unificou a TV NBR e a TV Brasil em 2019, passando a transmitir todo o conteúdo televisivo, incluindo o material institucional, apenas na TV Brasil. Essa medida foi tomada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e gerou muita polêmica. Em outubro de 2020, a TV Brasil transmitiu um jogo entre Brasil e Peru, e o narrador da partida mandou um “abraço especial” ao ex-presidente. Já as tradicionais lives de Bolsonaro eram sempre transmitidas em suas próprias redes sociais.
Debate sobre a separação dos canais televisivos da EBC
Apesar da inexistência de crime ou ato de improbidade na live, o caso acende o debate a respeito da separação dos canais televisivos da EBC. Eugênio Bucci, professor da USP, doutor em Comunicação e ex-presidente da Radiobrás de 2003 a 2007, afirmou que “a fusão da TV Brasil com a NBR é um retrocesso histórico a 1808, quando a Gazeta do Rio de Janeiro informava sobre temas gerais e publicava sobre os atos da coroa. Os dois canais devem funcionar separadamente, para garantir a independência da EBC e evitar que interesses políticos se sobreponham aos interesses públicos.”
Presidente da EBC, Hélio Doyle, nomeado por Lula no dia 14, compartilha dessa posição. Segundo ele, a live foi uma demanda da Secretaria de Comunicação, com quem a empresa tem contrato.. Vamos dividir os canais.”
Hélio Doyle, presidente da EBC e nomeado por Lula no dia 14, declarou “Sou contra essa junção (TV Brasil e NBR)", defendendo a separação dos canais. Ele resumiu dizendo que que a live de Janja foi uma demanda da Secretaria de Comunicação, com quem a empresa tem contrato.
Durante manifestações do 'Reaja, Brasil', ex-primeira-dama pede reação contra a censura e injustiças
Durante manifestações do 'Reaja, Brasil', ex-primeira-dama pede reação contra a censura e injustiças
Janones aponta a composição do Congresso como um desafio para o governo Lula
Janones aponta a composição do Congresso como um desafio para o governo Lula
Presidente reafirma desejo de permanecer na Terra para ajudar na construção de um mundo melhor
Presidente reafirma desejo de permanecer na Terra para ajudar na construção de um mundo melhor
Partido vai se aliar ao PP e formar federação para apoiar uma candidatura em 2026
Partido vai se aliar ao PP e formar federação para apoiar uma candidatura em 2026