Atlético atropela América na final e encaminha hexa do Mineiro
Com goleada por 4 a 0 no Mineirão, Galo pode até perder por três gols de diferença na volta para garantir o título
Por Plox
08/03/2025 18h39 - Atualizado há 4 meses
O Atlético deu um grande passo rumo ao hexacampeonato mineiro ao golear o América por 4 a 0 na primeira partida da final, disputada neste sábado (8) no Mineirão. Com o resultado, o Galo pode até perder por três gols de diferença no jogo de volta, no próximo dia 15, no Independência, para levantar a taça.

A equipe comandada por Cuca não contou com Hulk, que se recuperou de lesão, mas dominou completamente a partida. O América, por sua vez, optou por escalar Jori no gol, já que não pagou a multa para utilizar Matheus Mendes, emprestado pelo Atlético. E a escolha acabou sendo determinante.
O Galo iniciou a partida com muita pressão e logo aos 2 minutos criou a primeira oportunidade com Scarpa. Pouco depois, um erro fatal do goleiro Jori ajudou a abrir o placar. Após jogada de Rony, Arana bateu cruzado, e o goleiro deixou a bola passar por baixo das pernas, marcando um verdadeiro 'frango'.
A situação do América se complicou ainda mais aos 22 minutos, quando Cauan Barros recebeu cartão vermelho direto após acertar um tapa no rosto de Cuello. Com um a menos, o Coelho não conseguiu segurar o Atlético, que ampliou aos 40 minutos do primeiro tempo. Após erro na saída de bola, Scarpa serviu Lyanco, que bateu por baixo do goleiro e marcou seu primeiro gol com a camisa alvinegra.
No segundo tempo, mesmo com mudanças no América, o Atlético manteve sua intensidade. Logo aos 2 minutos, Gabriel Menino cruzou e Lyanco, de cabeça, fez o terceiro. Aos 18, Rony recebeu lançamento de Rubens e finalizou com precisão para fechar a goleada.
A vantagem poderia ter sido ainda maior, mas o Galo parou na trave e em uma defesa de Jori. Já o América, completamente acuado, não conseguiu reagir. Com o apito final, a torcida atleticana fez festa no Mineirão e já entoou o grito de campeão.
### Ficha Técnica
Atlético 4 x 0 América
Atlético: Everson; Natanael, Lyanco, Alonso e Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Deyverson), Rubens (Caio Paulista) e Gustavo Scarpa (Patrick); Rony (Igor Gomes) e Cuello (Bernard). Técnico: Cuca.
América: Jori; Mariano (Pedro Barcelos), Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Kauã Diniz, Cauan Barros e Elizari (Yago Santos); Fabinho (Jonathas), Renato Marques (Miquéias) e Adyson. Técnico: William Batista.
Motivo: Jogo de ida da final do Mineiro 2025
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Gols: Arana (7' 1ºT), Lyanco (40' 1ºT e 4' 2ºT), Rony (18' 2ºT)
Árbitro: Vinícius Gomes do Amaral
Auxiliares: Felipe Alan Costa de Oliveira e Pablo Almeida Costa
VAR: Wagner Reaway (ES)
Cartões amarelos: Cuello (Atlético)
Cartão vermelho: Cauan Barros (América)
Público: 47.036
Renda: R$ 4.139.803,02
Agora, o Atlético se prepara para a decisão no Independência, onde pode administrar a larga vantagem para confirmar o título estadual.