Bolsonaro indica 13 testemunhas em caso de suposto golpe

Lista inclui governador Tarcísio de Freitas e militares de alta patente

Por Plox

08/03/2025 13h56 - Atualizado há 4 meses

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma lista com 13 testemunhas para depor no caso que investiga um suposto plano para instaurar um golpe de Estado no Brasil.


Imagem Foto: Agência Brasil


Entre os indicados, está o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado de Bolsonaro e ex-ministro da Infraestrutura em seu governo. Tarcísio confirmou que aceitou o convite da defesa do ex-presidente “sem dúvida”.


Além do governador, outros ex-ministros foram listados, como Gilson Machado, ex-ministro do Turismo; Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde e atualmente deputado federal (PL-RJ); os senadores Rogério Marinho (PL-RN), que comandou o Ministério do Desenvolvimento Regional, e Ciro Nogueira (PP-PI), ex-chefe da Casa Civil. Também consta o nome do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que foi vice-presidente de Bolsonaro.



A relação de testemunhas inclui ainda nomes de militares e advogados, entre eles Amaury Feres Saad, apontado pela Polícia Federal como um dos responsáveis pela chamada “minuta do golpe”. O coronel Wagner Oliveira da Silva, representante da Aeronáutica na Comissão de Transparência Eleitoral, que avaliou a confiabilidade das eleições de 2022, também está na lista.


O ex-subchefe para Assuntos Jurídicos do governo Bolsonaro, Renato de Lima França, foi indicado como testemunha, além do general Freire Gomes e do brigadeiro Carlos de Almeida Batista Júnior, que teriam recusado apoio ao suposto golpe. O general Júlio César de Arruda, ex-comandante do Exército citado no relatório final da Polícia Federal, e Jonathas Assunção Salvador Nery de Castro também foram mencionados.



Confira a lista completa das testemunhas apresentadas pela defesa de Bolsonaro:


- Amaury Feres Saad


- Coronel Wagner Oliveira da Silva


- Renato de Lima França


- General Eduardo Pazuello


- Senador Rogério Marinho


- General Hamilton Mourão


- Senador Ciro Nogueira


- Governador Tarcísio Gomes de Freitas


- Gilson Machado


- General Marco Antônio Freire Gomes


- Brigadeiro Carlos de Almeida Batista Júnior


- General Júlio César de Arruda


- Jonathas Assunção Salvador Nery de Castro


O caso segue em tramitação no Supremo Tribunal Federal e deve ser analisado pela primeira turma da corte, composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.


Destaques