Usar sutiã ou não? Eis a questão!

Muitas mulheres acreditam que não usar o sutiã faz com que os seios sofram os efeitos da gravidade

Por Plox

08/04/2019 11h42 - Atualizado há quase 5 anos

O sutiã é uma peça do vestuário que, há mais de um século, acompanha as mulheres do mundo inteiro em praticamente todos os momentos. Mas, ultimamente parece que ele vem perdendo lugar. O desconforto, para algumas usuárias do acessório, é um fator que faz com ele venha sendo deixado de lado por muitas.

 

Mas, por outro lado, as adeptas o utilizam para ficarem mais à vontade e não serem alvos de olhares de alguns homens que convivem com elas. Há ainda a questão estética, já que muitas acreditam que não usar o sutiã faz com que os seios sofram os efeitos da gravidade.

Fator estético

O mastologista Alexandre Pupo Nogueira, do Hospital Sírio Libanês esclarece que a questão não envolve a saúde da mulher, mas, meramente um fator estético. Ele defende que o “único impacto que não usar sutiã pode causar ao corpo é, no pior dos casos, criar uma área de dobra que, por ser mais úmida e quente, pode causar aparecimento de fungos de pele". Mas, a decisão, fica a cargo de cada mulher e como ela se enxerga na frente do espelho.

Já Wendell Uguetto, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, diz que há outras questões que podem levar à queda: a idade, peso, tamanho da mama, alimentação, gestação, amamentação, o famoso engorda-emagrece.

Diferença notável

Mas, Wendell deixa claro que, se for fazer uma comparação entre uma mulher que usa sutiã e outra que não usa, será notável que as que não são fãs da peça, têm uma queda um pouco mais acentuada.

Quanto ao tamanho dos seios, os profissionais concordam que o tamanho dos peitos interfere em longo prazo, visualmente falando. Ou seja, quanto mais volumosos, maiores as chances de queda, já que o peso precisa de maior sustentação.

Atualizada às 8h29

Destaques