Hospital de campanha em Ipatinga já está em funcionamento

Com obras concluídas, o Centro Especializado de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 (CEAC) também será ativado nesta semana

Por Plox

08/04/2021 07h52 - Atualizado há mais de 3 anos

Começa a funcionar hoje (8) o hospital de campanha montado no estacionamento do hospital municipal, Eliane Martins (HMEM), no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga-MG, na região do Vale do Aço. Os novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram estruturados para receberem demandas de pacientes com casos graves de Covid-19.

Foto: Marcelo Augusto / PLOX


O prefeito Gustavo Nunes, acompanhado do secretário de Saúde, Cléber de Faria; do secretário de Governo, Roberto Soares, e do secretário de Administração, Matheus Braga, realizou uma visita técnica ao local para checagem das instalações e equipamentos, na tarde desta quarta-feira (7). 


Dos 20 leitos instalados, dez já estão ativados nesta quinta-feira (8), atendendo emergências de Ipatinga e região. 
A capacidade de leitos UTI-Covid está sendo duplicada, saltando de 20 para 40. Outros oito leitos de Semi-UTI e de até mais 34 novos leitos de enfermaria Covid estão sendo disponibilizados no Hospital Municipal Elaine Martins (HMEM). A administração ainda estruturou 17 leitos de enfermaria clínica na Policlínica Municipal. 


Novos Profissionais
Para compor o quadro de recursos humanos necessários para auxiliar no enfrentamento à pandemia, a Prefeitura de Ipatinga realizou Chamamento Público e abriu Processos Seletivos ampliando a contratação de cerca de 130 profissionais de diversas áreas da saúde como: médicos intensivistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, dentre outros.
CEAC
As obras de reforma do antigo Restaurante Popular, no Novo Centro, para implantação do Centro Especializado de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 (CEAC), já foram concluídas. A nova unidade começa a funcionar ainda nesta semana e vai auxiliar no fluxo de atendimentos na rede de Saúde, recebendo os casos leves e encaminhando os casos graves para a rede de urgência e emergência. Com estas instalações, o município pretende também fazer a testagem, triagem e acompanhamento dos casos positivos, diminuindo o fluxo nos hospitais. 
 

Destaques