Prefeitura de Ipatinga flexibiliza reabertura do comércio
Novas multas serão aplicadas para quem descumprir o decreto municipal
Por Plox
08/04/2021 13h48 - Atualizado há mais de 3 anos
No início da tarde desta quinta-feira (8), em entrevista coletiva, o prefeito de Ipatinga-MG, Gustavo Nunes (PSL), anunciou que a Prefeitura vai permitir a flexibilização do comércio na cidade. O decreto foi publicado nesta tarde.
“Hoje logo após a coletiva, será publicado um decreto que vai flexibilizar a reabertura do comércio. Levando em consideração que o governo do estado ordenou para que os municípios tomassem decisões restritivas, mas não enviou recursos e nem medicamentos e por entender que o nosso dever de casa está sendo cumprido”, disse Gustavo.
Ainda segundo o prefeito, o decreto irá aplicar novas multas e mais vigilância nos locais públicos. O prefeito explicou que essas multas serão para o descumprimento das medidas impostas pelo decreto municipal. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, “a flexibilização do comércio, segue apenas para varejista e atacadista. Os bares, restaurantes e lanchonetes, e todas as outras atividades continuam a seguir o determinado na onda roxa, de 5h às 20h, obedecendo o protocolo sanitário”.
Segundo o secretário de Saúde, Cleber de Farias, foram levantados números da covid no município, e um dos números é a taxa de transmissibilidade do vírus, que já foi superior a 1 e hoje está em 0,75, o que permite a flexibilização.
CEAC
As obras de reforma do antigo Restaurante Popular, no Novo Centro, para implantação do Centro Especializado de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 (CEAC), já foram concluídas. A nova unidade começa a funcionar ainda nesta semana e vai auxiliar no fluxo de atendimentos na rede de Saúde, recebendo os casos leves e encaminhando os casos graves para a rede de urgência e emergência. Com estas instalações, o município pretende também fazer a testagem, triagem e acompanhamento dos casos positivos, diminuindo o fluxo nos hospitais.