Febre entre famosas, harmonização facial requer cuidados e bom senso

Especialista dá dicas e faz alerta

Por Plox

08/04/2022 15h35 - Atualizado há cerca de 2 anos

Que a harmonização facial se tornou o procedimento queridinho das famosas não é novidade. Depois que muitas influencers assumiram o tratamento, pessoas de todas as idades buscaram renovar a aparência em consultórios de dentistas e médicos. Não à toa, surgiram alguns casos de erro e complicação. Na opinião do cirurgião dentista Lucas Sampaulo Ramos, que é expert no assunto, o boom do procedimento foi impulsionado pelas redes sociais.

Foto: Divulgação


“Muitas famosas, influencers e blogueiras passaram a postar o antes e depois da harmonização. E isso, claro, gera um impacto muito forte porque os resultados são quase que milagrosos. Mas, assim como todo procedimento estético, a harmonização pede cuidados, atenção e bom senso. O exagero é o pior erro nesse caso. Mexer demais descaracteriza a própria pessoa e isso é um ponto negativo, algo a ser evitado”, alerta.
Recentemente, um homem viralizou ao participar de um chá revelação em São Paulo depois de fazer sua harmonização. O evento ganhou as redes sociais e foi alvo de críticas. “Quando o paciente fica praticamente irreconhecível não é sinal de que a harmonização foi um sucesso”, avisa o dentista Lucas. “O bom senso é fundamental nesse processo. A harmonização deve valorizar as curvas do rosto e corrigir pequenas imperfeições, é como um ajuste fino”.

Foto: Divulgação


Além de procurar um profissional habilitado, com experiência e um histórico, os pacientes devem buscar referências de harmonizações já realizadas com a ideia de buscar um estilo e uma identidade. “É importante a paciente ter uma sintonia com o profissional, com o modo e postura dele ao fazer esse procedimento. Alguns tem a ‘mão mais pesada’, outros fazem exatamente o que a paciente pede – e aí entra o exagero –, e outros profissionais são mais equilibrados”.
Na linha dos experts mais comedidos, Lucas destaca que o importante mesmo é respeitar a beleza de cada pessoa. E conta que os casos de queixas são comuns. “No meu consultório recebo sempre pacientes que querem reverter o procedimento, justamente porque não se enxergam com uma mudança drástica. E isso é bem negativo. Harmonização facial tem que ser tratada com responsabilidade e bom senso”.

Destaques