Ipatinga classifica quatro equipes para fase Regional do JEMG 2024

Basquete feminino e xadrez foram as modalidades que se destacaram na fase microrregional

Por Plox

08/04/2024 18h33 - Atualizado há cerca de 2 meses

Ipatinga garantiu a classificação de quatro equipes para a fase Regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG/2024), que deve ser realizada no mês de junho, em local a ser definido. Os resultados foram conquistados na disputa da fase microrregional, que aconteceu na última semana, em Timóteo.

Foto: Divulgação/PMI 

Onze cidades que integram a microrregional da Superintendência Regional de Ensino (Jaguaraçu, Mesquita, Ipatinga, Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Joanésia, Marliéria, Santana do Paraíso, Antônio Dias, Braúnas e Timóteo) participaram da competição realizada na cidade de Timóteo e dividida em duas categorias: Módulo I (12 a 14 anos – nascidos em 2010 / 2011 /2012) e Módulo II (15 a 17 anos – nascidos em 2007 / 2008 / 2009), nos naipes masculino e feminino.

 

Nos Jogos Escolares, cujo foco principal é a formação dos alunos-atletas, Ipatinga prossegue brigando pelo título da temporada nas seguintes modalidades: basquete feminino Módulo I, com a equipe da Escola Municipal Artur Bernardes; basquete feminino Módulo II, com alunos-atletas da Escola Estadual Nilza Luzia de Souza Butta; e xadrez feminino e masculino do Módulo I, com representantes da Escola Municipal Padre Cícero de Castro e do Colégio São Francisco Xavier.

Foto: Divulgação/PMI 

Também foram disputados na fase microrregional jogos nas modalidades de futsal, voleibol e handebol, em que Ipatinga foi representada por alunos-atletas das seguintes escolas: Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, Escola Municipal Vilma de Faria, Escola Estadual Sônia Maria, Escola Estadual Canuta Rosa e Escola Estadual Almirante Toyoda.

 

“A participação de Ipatinga no JEMG representa o fortalecimento das atividades esportivas para nossas crianças e adolescentes. Representa também a interação importante para novas conexões de relacionamentos dos atletas, como também significa um maior quantitativo de pontuação da cidade junto ao governo do Estado para a distribuição do ICMS Esportivo. Os recursos têm ajudado muito para que possamos implementar políticas públicas no esporte”, destacou Bruno Rampinelli, secretário de Cultura, Esporte e Lazer.

 

“Os Jogos Escolares sempre promovem alegria e ensinamentos aos estudantes, valores que ajudarão as crianças e os adolescentes durante toda a vida. Com o esporte, os estudantes aprendem a lutar por seus objetivos, a trabalhar em equipe. Aprendem a lutar, a ganhar e a perder. Por meio do esporte, a evasão escolar diminui, o vínculo dos alunos com a escola aumenta, e, principalmente, conseguimos reafirmar o esporte como estímulo da transformação e da cidadania”, observa o prefeito Gustavo Nunes.

 

O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

 

Destaques