Imagens falsas e obras simuladas: PF apura fraude em financiamentos em SP
Correspondente bancária teria usado documentos com fotos forjadas para liberar recursos da Caixa Econômica Federal em Pirapozinho
Por Plox
08/04/2025 11h21 - Atualizado há 16 dias
Uma operação da Polícia Federal, batizada de Potemkin, foi deflagrada nesta terça-feira (8) em Pirapozinho, interior de São Paulo, para investigar um esquema de fraude envolvendo financiamentos imobiliários junto à Caixa Econômica Federal.

Segundo as investigações, uma correspondente bancária, que também exercia a função de gestora de obras, teria apresentado ao banco Planilhas de Levantamento de Serviço (PLS) com imagens fraudulentas. Essas imagens indicavam um suposto avanço nas obras, mas, na realidade, os serviços descritos sequer haviam sido executados.
Além disso, as planilhas apresentavam a assinatura de um engenheiro responsável, que, de acordo com a Polícia Federal, teria sido falsificada, o que agrava ainda mais a gravidade do caso.
Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão. Celulares, computadores e documentos foram recolhidos pelos agentes. O material será analisado com o objetivo de mensurar a extensão da fraude, identificar contratos suspeitos e apurar se há outros envolvidos no esquema criminoso.