Movimento cristão 'Legendários' vira tendência entre famosos e atrai milhares no Brasil
Criado na Guatemala, grupo religioso voltado ao público masculino reúne pregações e desafios em montanhas e já conquistou nomes como Thiago Nigro e pai de Neymar
Por Plox
08/04/2025 09h16 - Atualizado há 16 dias
Criado em 2017 na Guatemala, o movimento cristão 'Legendários' tem se espalhado rapidamente pelo Brasil, ganhando notoriedade especialmente após a adesão de celebridades como o influenciador Thiago Nigro e o pai do jogador Neymar.

Voltado exclusivamente ao público masculino, o grupo propõe experiências intensas que combinam espiritualidade e resistência física. Um dos seus principais formatos é o 'Track Outdoor Potencial' (TOP), uma jornada de quatro dias em montanhas, onde os participantes enfrentam desafios que, segundo os organizadores, os levam ao seu 'maior nível'.
No último fim de semana, o ex-BBB Eliezer participou da imersão e foi recepcionado em casa pela esposa, Viih Tube, que compartilhou o momento com os seguidores nas redes sociais. “Ontem foi um dia muito especial pra nossa família, receber meu esposo e o papai dos meus pequenos transformado depois de subir uma montanha”, declarou ela. “Agora ele é oficialmente um legendário.”
Com mais de 435 mil seguidores nas redes sociais brasileiras, o movimento afirma que seu propósito é transformar homens, famílias e comunidades. A proposta é restaurar o papel do homem como líder familiar íntegro, fortalecendo a fé e o caráter, mas sem se vincular a uma religião específica. Mesmo assim, são frequentes os convites à prática cristã e à ida às igrejas.
O diretor do grupo no Brasil, pastor Ricardo Bernardes, explica em vídeo nas redes que os retiros visam despertar a hombridade e a consciência espiritual dos participantes. “Lá nos aprendemos o que é desfrutar o caminho, a importância da família e que o homem, sozinho, é uma presa fácil”, comenta.
Após concluir o TOP, os participantes recebem um número individual, simbolizando sua adesão ao movimento, que se refere a Jesus como o “legendário número 1”. Além disso, eles podem passar por novas capacitações para se tornarem aptos a 'servir' em um dos 16 países onde o grupo já atua.
O movimento informa que atualmente há 52 mil legendários no mundo, sendo mais de 10 mil somente no Brasil — número que coloca o país em segundo lugar em número de adeptos, atrás apenas da Guatemala.
A próxima edição do TOP brasileiro acontecerá em Curitiba, entre os dias 15 e 18 de maio, voltada para homens solteiros de 18 a 30 anos. A inscrição, segundo o site oficial, custa R$ 1.490 à vista.
Por meio de vídeos e postagens nas redes sociais, o grupo reforça o discurso de que busca formar homens íntegros, com base no caráter, hombridade e fé. “Legendários é uma resposta para essa geração e para esse tempo”, destaca uma das publicações.