Sebrae abre inscrições para startups com foco em inovação e investimento

Programa do Sebrae conecta negócios inovadores ao mercado de investimentos; inscrições vão até 4 de maio

Por Plox

08/04/2025 16h22 - Atualizado há 16 dias

Estão abertas as inscrições para o ciclo 2025 do Capital Empreendedor, programa do Sebrae voltado a startups que desejam se aproximar de investidores e alavancar seus negócios. Gratuitas, as inscrições podem ser feitas até o dia 4 de maio pelo site oficial do programa.


Desde sua criação, em 2018, mais de duas mil startups de todas as regiões do Brasil já foram capacitadas. Nesta edição, serão selecionadas empresas que atuem com base nos pilares de inovação, inclusão e sustentabilidade, e que estejam em estágio de operação ou tração, além de possuírem CNPJ ativo e apresentarem faturamento.


Imagem Foto: Divulgação


Segundo a analista do Sebrae Minas, Manuela de Assis, Minas Gerais registrou mais de 100 inscrições no ciclo anterior, e a expectativa é ampliar esse número em 2025. "O Capital Empreendedor é uma oportunidade para as startups se capacitarem e se conectarem com o ecossistema de investimentos", destacou. Ela informou ainda que o programa já proporcionou a captação de R$ 11,9 milhões em investimentos para startups mineiras.


Um exemplo de sucesso é a Putz Filmes, startup de Ipatinga que atua no segmento audiovisual. A empresa, pioneira no país ao utilizar inteligência artificial para criar vídeos personalizados e automatizados, transformou seu modelo de negócios após participar do Capital Empreendedor. Em 2023, a Putz foi selecionada entre as primeiras colocadas da etapa mineira, participando de mentorias, workshops e do circuito de investimentos.


A experiência permitiu que a startup se tornasse parte de iniciativas lideradas por grandes nomes do empreendedorismo nacional, como Joel Jota (JotaHUB) e João Kepler (EquityFund). Com o apoio conquistado, a empresa lançou em março de 2025 o Putz Studio, plataforma voltada a redes de franquias e varejo, durante o Digitalks, um dos maiores eventos de inovação do país.


O ciclo 2025 do Capital Empreendedor conta com uma nova estrutura dividida em quatro etapas: o “Circuito Decolagem”, que envolve a inscrição e apresentação inicial dos projetos; o “Circuito Rota de Inovação”, com preparação e apresentação de pitches; o “Circuito Caminho da Transformação”, focado em mentorias e desenvolvimento; e, por fim, o “Circuito Onda de Crescimento”, que promove o contato com investidores e o aguardado Deal Day.


A iniciativa visa não apenas atrair investimentos, mas preparar os empreendedores para entenderem a lógica do capital de risco, fortalecerem seu networking e escalarem seus modelos de negócio de forma sustentável.


Destaques