Fabriciano realiza programação especial na Semana Nacional do Museu

08/05/2019 14:35

A programação especial visa promover, divulgar e valorizar os museus, além de aproximar a população da cultura

Publicidade

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, inicia na próxima segunda-feira, 13/5, a 17ª Semana Nacional de Museus. Com tema “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”, a programação especial visa promover, divulgar e valorizar os museus, além de aproximar a população da cultura. 

(Foto: divulgação)(​​Foto: divulgação)

No município, a semana inclui uma programação extensa, com exposição sobre “As tradições de Coronel Fabriciano”, ciclo de palestras nas escolas, tarde comunitária de “Educação Patrimonial” e oficinas. A solenidade de abertura será no dia 13, a partir das 18h30, e assim com as demais atividades, é aberta ao público e com entrada gratuita. Apenas o ciclo de palestras nas escolas precisa de agendamento prévio; basta entrar em contato com o Museu de Fabriciano. 

(Foto: divulgação)​​​​​​​​(​​Foto: divulgação)

A gerente de Cultura de Fabriciano, Priscilla Souza revela que a exposição trará fotos e ornamentos de eventos e manifestações culturais da cidade; objetos litúrgicos; as cerâmicas, figuras e peças em argila a partir da técnica “malacabada” feitas pela artista Ilza Helena da Silva (Lelena) e considerado Patrimônio Cultural Imaterial da cidade; além da apresentação do “Bolo Comemorativo aos 70 anos de Coronel Fabriciano”, onde serão retratados patrimônios culturais e pontos turísticos pintados pela arquiteta e ilustradora Sãmela Moreira.

VALORIZAÇÃO DOS MUSEUS
A programação especial desenvolvida pela gerência de Cultura da Prefeitura integra a Semana do Museu Nacional dos Museus. Trata-se de uma ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com objetivo de mobilizar os museus a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema. A Semana acontece geralmente no mês de maio, quando se comemora também o Dia Internacional do Museu – 18 de maio.

​​​​​​​​(​​Foto: divulgação)​​​​​​​(​​Foto: divulgação)

A gerente de Cultura de Fabriciano, Priscilla Souza fala da iniciativa e da importância de valorizar bens culturais da cidade. “Nosso objetivo é entrar nesse circuito de debates e trazer o tema para a população, com foco nas escolas e nos professores, que poderão atuar como multiplicadores. As tradições são criadas pela junção de pessoas e grupos que criam o presente, o futuro e mantém viva a memória do passado. Por isso, preservar as tradições de nossa cidade se torna fundamental”, conclui Priscilla. 

PROGRAMAÇÃO:

Solenidade de Abertura
Segunda-feira, 13/5 | 18h30. 

Exposição "As Tradições de Coronel Fabriciano"
Segunda a sexta-feira | 13 a 17 de maio | 9h às 18h.

Ciclo de Palestras nas Escolas
Terça a quinta-feira | 14 a 16/5
É necessário agendamento prévio junto ao Museu Municipal.

Tarde Comunitária de Educação Patrimonial
Sexta-feira, 17/5 | 14h às 18h
Palestra, oficina e atrações culturais. É necessária inscrição prévia.
Haverá entrega de certificado e café para os participantes. 

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

CONHEÇA O MUSEU MUNICIPAL 
O Museu Histórico Municipal José Avelino Barbosa de Coronel Fabriciano, foi fundado no dia 22 de Outubro de 2014. O museu recebeu esse nome em homenagem ao pioneiro da cidade e os objetos que se encontram no museu foram doados por moradores locais. Os familiares do pioneiro da cidade José Avelino Barbosa, homenageado com o nome do Museu, também doaram peças ao espaço.

O acervo do museu é vasto e diversificado. Entre as peças do acervo do museu, encontra-se o quadro “O Último Trem”, de Míriam d’Arc, pintado em 1979. 

SERVIÇOS
Secretaria de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura
Rua Dr Querubino, 342, Centro – Anexo a Igreja Matriz de São Sebastião. 
Telefones: 3846-7739 ou 7701.

Museu Municipal
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
 



Publicidade