Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Carrefour é condenado a indenizar funcionária por falta de segurança e higiene no trabalho

A trabalhadora acusou a empresa de não fornecer condições de segurança, higiene e saúde mental

08/05/2021 às 19:22 por Redação Plox

A juíza Luciana Bezerra de Oliveira, da 57ª Vara do Trabalho de São Paulo, condenou a rede de hipermercados Carrefour a indenizar em R$ 6 mil uma funcionária que ocupava o cargo de confeiteira. A decisão também acolheu o pedido de rescisão indireta, a chamada justa causa patronal, quando é o empregador incorre em condutas irregulares.

No processo, a trabalhadora acusou a empresa de não fornecer condições de segurança, higiene e saúde mental no ambiente de trabalho. Entre as irregularidades estão a presença de morcegos, baratas, insetos e equipamentos de proteção individual usados coletivamente.

"Saltam aos olhos as irregularidades cometidas pelo empregador relacionadas à higiene e segurança do trabalho, e também surpreende o Juízo, no mau sentido, que uma empresa do porte da reclamada, com unidades em vários países, possa cometer tantas irregularidades em matéria de higiene alimentar com os seus clientes. Mais do que isso: está demonstrado que a reclamada submete seus empregados a situações degradantes e indignas de trabalho, não lhes oferecendo sequer banheiros decentes para suas necessidades", escreveu a juíza Luciana Bezerra de Oliveira na decisão.

A magistrada apontou que todas as infrações alegadas pela funcionária foram comprovadas por provas testemunhais e periciais e lembrou que a rede de hipermercados não produziu nenhuma prova em sentido contrário.

Conforme o relato de testemunhas, os funcionários eram obrigados a vender itens fora do prazo de validade que eram chamados de "produtos reformados". A autora da ação também era constantemente chamada para conversas particulares em um local apelidado de funcionários de "quartinho da humilhação".

Uma perícia no local de trabalho apontou que, além de serem de uso coletivo, os EPI’s fornecidos pela empresa eram insuficientes para que a funcionária desempenhasse suas funções em segurança.

Além de condenar a empresa a indenizar a funcionária, a juíza também determinou que sejam expedidos ofícios para a Secretaria de Relações do Trabalho, a Vigilância Sanitária e o Ministério Público do Trabalho.

Compartilhar a notícia

Veja também
4.jpg
GERAL

Carlos Souto - Diretoria e Conselho da OAB tomam posse em Caratinga

Samuel Franco é o presidente da subseção Caratinga pela segunda vez

pm.jpg
GERAL

Ipatinguenses estão entre os desaparecidos em Brumadinho 

Conforme o Corpo de Bombeiros, em novo balanço divulgado na noite desse domingo (27), ainda há 305 pessoas desaparecidas

Greve de fome em presídio de MG expõe denúncias de abusos e comida azeda
GERAL

Greve de fome em presídio de MG expõe denúncias de abusos e comida azeda

Detentos do Complexo de Ponte Nova protestam contra agressões, superlotação e restrições alimentares; governo nega acusações

cão e gato
GERAL

Governo de Minas lança sistema estadual de identificação de animais domésticos

Novo sistema permite que municípios, entidades, clínicas e unidades móveis de esterilização registrem gratuitamente os dados de animais domésticos e cuidadores

para você
PoloEaD_Divulgação_Unileste.jpg
EDUCAçãO

Unileste e Católica EaD inauguram polos de ensino a distância no Vale do Aço

SAúDE

Hemominas mantém atendimento durante feriado para incentivar doação de sangue e reforçar estoques

Unidades do Hemominas estarão abertas na sexta e sábado do feriadão, em resposta a estoques críticos de quatro tipos sanguíneos.

Brasil perde invencibilidade histórica ao sofrer virada do Japão em amistoso
ESPORTES

Brasil perde invencibilidade histórica ao sofrer virada do Japão em amistoso

Seleção Brasileira chegou a abrir 2 a 0, mas cedeu a virada em Tóquio e foi derrotada pelos japoneses pela primeira vez na história

América
ESPORTES

América-MG vence Nova Iguaçu no primeiro jogo da Copa do Brasil

Time mineiro saiu na frente, sofreu o empate, mas conseguiu a vitória nos acréscimos