Previsão aponta queda na temperatura e ar seco nos próximos dias em MG

Regiões Centro-sul e Zona da Mata de Minas devem ser as primeiras atingidas pelo ar frio que vem do Sul do país

Por Plox

08/05/2021 10h19 - Atualizado há quase 3 anos

Neste fim de semana, o ar frio de origem polar influencia muitas áreas pelo interior do  Brasil e aumenta a possibilidade de frio, principalmente durante as noites e manhãs dos próximos dias, nas regiões dos estados do Sul, Sudeste e Centro-oeste do país.

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet), a previsão é para que no fim de semana, e nos próximos dias da próxima semana, o vento frio se espalhe sobre a região Sudeste fazendo a temperatura diminuir. Em regiões do Espírito Santo e nas regiões Centro-sul e Leste de Minas Gerais, a queda na temperatura pode variar entre 3ºC e 5ºC.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

 

Ainda segundo a previsão, o clima deve ficar fresco e não existe expectativa de frio intenso, porém, as áreas de mata e serranas destas regiões podem ficar com uma temperatura menor que nas grandes cidades, aumentando a sensação de frio.

Em Minas Gerais, nas regiões Leste e Zona da Mata, a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado com pouca possibilidade de chuva, e caso tenha precipitações, elas devem ser isoladas e em apenas alguns pontos destas regiões.

Em virtude do ar frio que avança pelo Sul, Centro-Oeste e Sudeste do país, as temperaturas ficam baixas em praticamente todas as regiões mineiras nos próximos dias. Belo Horizonte, capital do estado, registrou ontem o dia mais seco do ano de 2021, conforme divulgado pelo Inmet.

Na tarde dessa sexta-feira, a estação de Cercadinho/BH registrou umidade relativa do ar de apenas 21%, na estação da Pampulha/BH 22% e na estação convencional do bairro Santo Agostinho/BH 30%. O tempo deve ficar seco em quase todas as outras regiões de Minas.

Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasil

 

Sudeste

O ar frio de origem polar começa a ser sentido no estado de São Paulo. A queda da temperatura começa a ser sentida em todo o estado de São Paulo e na capital paulista, que poderá ter a tarde mais fria do ano até agora neste sábado.

No Rio de Janeiro, a temperatura despencou durante essa sexta-feira (7). A chuva e o vento frio se espalham sobre o estado fluminense, fazendo a temperatura baixar de forma geral.

A frente fria que vem do sul chegou nessa sexta-feira nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, no Sul de Minas e na Zona da Mata mineira, porém, no fim de semana devem se expandir para áreas do Espírito Santo e o Leste de Minas Gerais.
 

Destaques