Dia das Mães em Belo Horizonte: cuidados e dicas para os consumidores
Diante desse cenário, o Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) orienta os consumidores a fim de evitar gastos excessivos e possíveis golpes.
Por Plox
08/05/2023 11h39 - Atualizado há mais de 1 ano
O Dia das Mães, comemorado em 14 de maio, é uma data de grande movimentação no comércio de Belo Horizonte, ficando atrás apenas do Natal. Um levantamento da CDL-BH aponta que o gasto médio por pessoa será de R$ 153,81, representando um aumento de 21% em relação ao ano anterior. Diante desse cenário, o Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) orienta os consumidores a fim de evitar gastos excessivos e possíveis golpes.
Juros altos e cuidados com o orçamento
Marcelo Barbosa, coordenador do Procon Assembleia, recomenda que os consumidores priorizem presentes que possam ser pagos à vista, uma vez que os juros no Brasil estão elevados. Segundo ele, "é importante o consumidor se conscientizar e evitar comprometer o orçamento com prestações nesse momento, pois os juros estão muito altos".
Trocas de presentes e direitos do consumidor
Com a proximidade do Dia das Mães, lojas de vestuário e calçados costumam ficar lotadas e, posteriormente, a movimentação se mantém alta devido à necessidade de trocas. Portanto, é fundamental que os consumidores estejam cientes de seus direitos e deveres nesse contexto. Algumas orientações incluem verificar a política de trocas do estabelecimento, informar-se sobre possíveis defeitos no produto no ato da compra e estar atento às condições de troca descritas na nota fiscal.
Compras online e precauções contra golpes
Muitos consumidores optam por adquirir presentes pela internet devido à comodidade, preços mais acessíveis e praticidade. Entretanto, o comércio virtual requer atenção para evitar golpes e fraudes. Algumas dicas são:
- Evitar acessar sites de lojas por meio de links enviados por e-mail ou SMS;
- Desconfiar de lojas virtuais que aceitem apenas boleto bancário e/ou transferência como forma de pagamento;
- Verificar o preço médio do produto desejado em lojas concorrentes e desconfiar de ofertas muito abaixo dessa média;
- Consultar a lista "Evite esses sites" disponibilizada pela Fundação Procon SP, que apresenta sites com histórico de fraudes ou problemas;
- Exigir sempre a nota fiscal.
Com essas orientações, os consumidores podem se prevenir de eventuais problemas e garantir uma comemoração tranquila do Dia das Mães.