Ministro da Fazenda Fernando Haddad participa de reuniões do G7 no Japão

Encontros com lideranças internacionais e discussões sobre economia global marcam a agenda do ministro brasileiro

Por Plox

08/05/2023 09h14 - Atualizado há mais de 1 ano

O ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, embarca nesta segunda-feira (8) rumo a Tóquio, onde participará, como convidado, das reuniões do G7, o grupo das sete maiores economias do mundo. Haddad deve chegar ao Japão na quarta-feira (10) e, já na quinta-feira (11), tem um encontro marcado com a secretária do Tesouro norte-americano, Janet Yellen. A reforma do Banco Mundial e outros temas de interesse bilateral serão discutidos durante a reunião, segundo o governo brasileiro.

Foto: Diego Zacarias / Ministéiro da Fazenda

 

Discussões sobre política industrial verde e encontro com Joseph Stiglitz

Além da reunião com Yellen, o ministro Haddad também se encontrará com o renomado economista Joseph Stiglitz. A pauta do encontro inclui a discussão de uma política industrial verde, tema cada vez mais relevante no cenário global, com crescente preocupação em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade.

Preparativos para a presidência brasileira no G20 e reuniões com ministros da Índia e Japão

Outro ponto importante da agenda do ministro brasileiro é a reunião com a ministra Nirmala Sitharaman, da Índia. A discussão girará em torno da agenda no comando do G20, já que a presidência atual é ocupada pela Índia e, no próximo ciclo, passará ao Brasil. Haddad também se encontrará com o titular da economia do Japão, Yasutoshi Nishimura, em um esforço para estreitar laços e discutir temas de interesse mútuo.

Participação no G7 e retorno ao Brasil

Fernando Haddad deve participar de todas as sessões do evento do G7, que começa na sexta-feira (12). O ministro retorna ao Brasil no sábado (13) e deve desembarcar no país no domingo (14), concluindo sua participação no encontro das maiores economias do mundo e fortalecendo as relações internacionais do Brasil.

Destaques