Retomada do Programa Brasil Sorridente
A cerimônia de sanção do Projeto de Lei 8.131/2017, responsável por instituir a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), ocorreu às 11h no Palácio do Planalto, em Brasília.
Por Plox
08/05/2023 09h41 - Atualizado há mais de 1 ano
O governo federal anunciou nesta segunda-feira (8) a retomada do programa Brasil Sorridente. A cerimônia de sanção do Projeto de Lei 8.131/2017, responsável por instituir a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), ocorreu às 11h no Palácio do Planalto, em Brasília.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva compartilhou sua satisfação pelo retorno do programa em seu perfil no Twitter: “Hoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma política de saúde bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir”.
Reintegração de programas sociais bem-sucedidos
No último sábado (6), Lula já havia mencionado a volta do Brasil Sorridente. De acordo com o presidente, o relançamento do programa faz parte de um conjunto de programas sociais que foram bem-sucedidos em gestões passadas e que serão retomados pelo atual governo federal.
Lula afirmou: "Estamos retomando, colocando em funcionamento, todas as políticas públicas que deram certo em nossos governos". Segundo ele, a sanção do projeto de lei, que insere a Política Nacional de Saúde Bucal na Lei Orgânica da Saúde, garantirá "acesso universal, equânime e contínuo".
Histórico e resultados do Brasil Sorridente
O programa Brasil Sorridente foi criado em 2004, durante o primeiro mandato de Lula na Presidência da República. Conforme dados do Ministério da Saúde, em dez anos de existência, mais de 80 milhões de pessoas foram beneficiadas pelo programa, recebendo diversos tipos de atendimento odontológico.