Cardeal Robert Prevost é eleito novo papa e faz história como o primeiro norte-americano no cargo
Novo líder da Igreja Católica adota o nome Leão XIV e sucede Francisco como o 267º pontífice, sendo apresentado ao mundo na sacada da Basílica de São Pedro
Por Plox
08/05/2025 14h25 - Atualizado há 2 dias
A fumaça branca subiu no céu do Vaticano nesta quinta-feira (8), anunciando ao mundo que um novo papa havia sido escolhido. O cardeal norte-americano Robert Prevost foi eleito como o 267º pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana, adotando o nome Leão XIV e sucedendo o papa Francisco no comando da instituição religiosa.
Prevost faz história ao se tornar o primeiro papa dos Estados Unidos a ocupar o cargo mais alto da Igreja Católica. Após o anúncio oficial feito da sacada da Basílica de São Pedro, o novo papa apareceu pela primeira vez diante da multidão reunida na Praça São Pedro para conceder a tradicional bênção Urbi et Orbi.
A escolha de Leão XIV foi resultado de um conclave que teve início na quarta-feira (7) e foi marcado por momentos de expectativa. A primeira votação, prevista para as 19h (14h em Brasília), atrasou, com a fumaça preta sendo emitida apenas depois das 21h (16h no horário local), indicando que ainda não havia consenso entre os cardeais.

Nesta quinta-feira, novas votações foram realizadas. A primeira aconteceu às 10h no horário de Roma (5h em Brasília), seguida de um segundo escrutínio duas horas depois. A fumaça preta voltou a surgir por volta das 6h50min (horário de Brasília), mostrando que o processo seguia indefinido.
Contudo, como já era esperado por analistas e religiosos, os cardeais chegaram a uma decisão ainda neste segundo dia de conclave, o que segue a média histórica dos últimos cem anos. Tanto Bento XVI quanto Francisco também foram eleitos no segundo dia de votação.

Após sua escolha, o novo papa foi conduzido à chamada “Sala das Lágrimas”, local onde se vestiu com a batina branca e decidiu o nome pelo qual seria chamado. Já com o nome de Leão XIV, o cardeal Robert Prevost foi apresentado ao mundo como o novo líder espiritual de mais de 1,4 bilhão de católicos ao redor do planeta.