Governo de Minas participa da posse da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios
Prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, assume presidência da Associação Mineira de Municípios em cerimônia que encerrou o 40º Congresso da entidade
Por Plox
08/05/2025 09h05 - Atualizado há 1 dia
A cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM) foi realizada nesta quarta-feira (7), marcando o encerramento do 40º Congresso da entidade. O evento contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e do vice-governador, Mateus Simões, que acompanharam a transmissão do cargo para o novo presidente.

A partir de agora, a AMM será comandada por Luís Eduardo Falcão Ferreira, prefeito de Patos de Minas, que sucede Dr. Marcos Vinicius na liderança da entidade. A nova gestão ficará à frente da associação pelos próximos três anos, com o desafio de fortalecer ainda mais a relação entre o Governo do Estado e os municípios mineiros.
Durante o discurso na solenidade, Romeu Zema destacou o trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido entre o Estado e a AMM.
O vice-governador Mateus Simões também fez questão de enaltecer o novo presidente, elogiando sua atuação à frente da Prefeitura de Patos de Minas.
"É um gestor de visão, que sabe que as decisões precisam ser tomadas juntando os bons ao nosso lado e olhando para frente, não para trás\", disse. Ele ainda relembrou a agilidade na abertura da Santa Casa de Patos de Minas durante a pandemia, considerada uma das ações mais rápidas da gestão local.
A diretoria que assume a gestão da AMM é composta por lideranças de diversas regiões do estado. Lucas Vieira Lopes, de Iguatama, será o 1º vice-presidente; Sandro Lúcio Fonseca, de Governador Valadares, assume como 2º vice; José Aparecido Mendes Santos, de Janaúba, será o 3º vice; e Luiz Fábio Antonucci Filho, de Visconde do Rio Branco, o 4º vice-presidente.
Nos cargos de secretaria, estão Maycon Willian da Silva (Machado) como 1º secretário e Viviane Barbosa Pena (Novo Cruzeiro) como 2ª secretária. A tesouraria ficará a cargo de Juliano Vasconcelos Gonçalves (Mariana) como 1º tesoureiro e Geferson Giordani Burgarelli (Diamantina) como 2º tesoureiro.
A nova diretoria assume com a responsabilidade de manter o diálogo ativo com o Estado e garantir que as necessidades dos municípios mineiros sigam como prioridade nas políticas públicas desenvolvidas em Minas Gerais.
"Quero lembrar que o nosso governo e a AMM têm trabalhado, desde o primeiro dia, a quatro mãos\", afirmou o governador, ao desejar sucesso à nova diretoria. Ele também ressaltou conquistas alcançadas, como melhorias no transporte escolar e o aumento do piso mineiro de assistência social, iniciativas que impactam diretamente as administrações municipais.