Curiosidades sobre preenchimento labial: tudo o que você precisa saber

O procedimento é indicado tanto para combater os efeitos do envelhecimento

Por Plox

08/06/2022 14h54 - Atualizado há quase 2 anos

O preenchimento labial é um tratamento minimamente invasivo, que utiliza o ácido hialurônico para proporcionar simetria, definição e volume aos lábios. O procedimento é indicado tanto para combater os efeitos do envelhecimento, quanto para dar mais volume aos lábios finos. O ácido hialurônico é uma substância que já existe no corpo humano, e por isso não oferece nenhum risco de rejeição.

Após uma avaliação com o especialista para determinar as regiões que passarão pela intervenção e a quantidade do ácido hialurônico a ser usada, o profissional injeta a substância usando microcânulas.

Foto: Divulgação

 

A cirurgiã dentista, especialista em harmonização orofacial e biomédica esteta Dra. Denise Santana cita alguns dos benefícios do preenchimento labial:

- Melhorar o contorno labial;

- Realçar o filtro labial (aquela pequena depressão no lábio superior) para dar um aspecto mais jovial;

- Aumentar a hidratação labial (feita com um ácido hialurônico ainda mais suave) para dar o efeito gloss na boca;

- Proporcionar sustentação para recuperar a estrutura dos lábios (geralmente perdida em pacientes idosos) com posterior restituição do volume labial;   

- Correção de assimetrias;

- Levantar os cantinhos caídos;

- Diminuição da exposição gengival;

- Melhora do selamento labial;

- Prevenção e tratamento de queilite angular;

- Adequar a correta exposição dos dentes – “Display Incisal”;

- Finalização de tratamentos reabilitadores e ortodônticos;

- Melhora do perfil facial;

- Reequilíbrio das proporções faciais;

- Harmonizar equilíbrio queixo x lábios x nariz;

- Melhorar a hidratação e viço.

Outra vantagem do tratamento é que não é necessário interromper as atividades cotidianas após o preenchimento labial.

         

Foto: Divulgação

 

Os lábios vão perder a sensibilidade?

Isso é mito. A aplicação do preenchimento é feita logo abaixo da pele na camada superior, por isso, não causam alterações na sensibilidade.

De acordo com a Dra. Denise Santana a sensibilidade é mantida, como sempre foi, porém nos primeiros dias, devido ao inchaço e sensação de estiramento, há um certo estranhamento. Entretanto, é necessário aguardar a redução do edema após o procedimento e tudo se normaliza com o decorrer dos dias.

Os lábios ficam duros?

“Nos primeiros dias ficam na maioria dos pacientes e essa sensação pode se estender por umas 4 ou 5 semanas, mas aos poucos vai se normalizando e a consistência natural é recuperada. Não vai permanecer duro e não vai ficar artificial se for bem feito.” esclarece a especialista.

Como foi dito, o preenchimento labial pode ser realizado para várias finalidades. Sendo assim, o resultado do procedimento dependerá do objetivo do paciente, podendo incluir lábios mais volumosos, melhor harmonização facial e hidratação.

Em geral, os resultados do preenchimento labial realizado com ácido hialurônico duram de 12 a 18 meses.

Quais os cuidados pós o preenchimento labial?

“Os cuidados após a realização do procedimento são simples, como aplicar compressas frias para diminuir o inchaço natural do preenchimento e evitar exposição ao sol e o uso de maquiagens nos primeiros dias. Se houver alguma outra recomendação específica, ela será passada pelo profissional, dependendo de cada caso.” finaliza a especialista em harmonização orofacial Dra. Denise Santana.

Foto: Divulgação


 

Destaques