Ipatinga

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Ipatinga solicita aumento de repasse para procedimentos de Média e Alta Complexidade

    De acordo com o prefeito Gustavo Nunes, o conceito de MAC está associado a uma grande quantidade de procedimentos ambulatoriais e hospitalares atrelados a diversos agravos e especialidades médicas

    Por Plox

    08/06/2022 17h19 - Atualizado há 25 dias

    A Secretaria de Saúde de Ipatinga formalizou junto ao Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (8), a solicitação de incremento dos recursos do teto de Média e Alta Complexidade (MAC) destinados ao município pelo governo federal.

    Em recente viagem a Brasília, o prefeito Gustavo Nunes, acompanhado dos secretários de Saúde, Cléber de Faria, e de Governo, Matheus Braga, e ainda representantes do legislativo municipal, foi recebido pelo deputado federal Marcelo Álvaro Antônio, que se comprometeu em pleitear o aumento dos recursos para Ipatinga. Durante a reunião, um dos principais assuntos levantados pelo gestor foi justamente o aumento do teto da MAC.

    Vereador Ley do Trânsito, prefeito Gustavo Nunes, deputado federal Marcelo Álvaro Antônio, secretário de Governo Matheus Braga, vereador Zé Terez, secretário de Saúde Cléber de Faria, vereador, João Francisco Bastos (Chiquinho) e Mauro Nunes, secretário adjunto de Assistência Social.  - Foto: Divulgação / PMI


    O prefeito Gustavo Nunes explica que o conceito de Média e Alta Complexidade está associado a uma grande quantidade de procedimentos ambulatoriais e hospitalares atrelados a diversos agravos e especialidades médicas. “ Desde o início, o deputado Marcelo Álvaro foi muito receptivo à causa, sempre reforçando o compromisso com o município de Ipatinga”, disse.

    Já o secretário de Saúde, Cléber de Faria, acrescenta: “Nossos gastos nos procedimentos de alta e média complexidade, infelizmente, estão muito acima do que dispomos na área da saúde. Com a intermediação do deputado Marcelo Álvaro, temos certeza de que vamos conseguir elevar o valor dos recursos repassados a Ipatinga. E, consequentemente, vamos melhorar a qualidade dos atendimentos de urgência e emergência”, assegurou. 

    De acordo com a Secretaria de Saúde, o reajuste no limite financeiro que poderá vir para o município pode ser usado, por exemplo, para custear procedimentos ambulatoriais, medicamentos e insumos excepcionais, órteses e próteses, pagamento de médicos especialistas, procedimentos cirúrgicos, exames, ultrassonografias, fisioterapia, dentre outros.

    Média e Alta Complexidade

    A média complexidade ambulatorial é composta por ações e serviços que visam atender aos principais problemas e agravos de saúde da população, cuja complexidade da assistência na prática clínica demande a disponibilidade de profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos para o apoio diagnóstico e tratamento.

    É definido como de alta complexidade o conjunto de procedimentos que, no contexto do SUS, envolve alta tecnologia e alto custo, objetivando propiciar à população acesso a serviços qualificados, integrando-os aos demais níveis de atenção à saúde (atenção básica e de média complexidade).

    As ações e procedimentos considerados de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar constituem um importante elenco de responsabilidades, serviços e procedimentos relevantes para a garantia da resolutividade e integralidade da assistência ao cidadão. 

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]