Café de Minas emprega trabalhadores em condições análogas à escravidão

Polícia federal liberta 16 pessoas aliciadas na Bahia

Por Plox

08/06/2024 10h53 - Atualizado há cerca de 1 ano

Em uma operação da Polícia Federal (PF), 16 trabalhadores foram resgatados de condições análogas à escravidão em fazendas de café na região entre Santa Rosa e Campos Altos, no Triângulo Mineiro. A ação, que começou nesta semana, resultou no pagamento de R$ 90 mil em verbas salariais e rescisórias aos trabalhadores na sexta-feira (07/06).

denúncia levou à ação da PF

A operação foi desencadeada após denúncias que levaram a PF a encontrar os trabalhadores em "condições degradantes e insalubres". Segundo a PF, eles foram aliciados no interior da Bahia e mantidos em situações sem "mínimas condições de dignidade, segurança ou saúde". As investigações mostraram que os trabalhadores viviam em um casebre com paredes sujas e um armário improvisado sobre pneus, conforme imagens divulgadas pelas autoridades.

empregadores investigados por crimes trabalhistas

Os empregadores estão sendo investigados pelo crime de redução à condição análoga à escravidão, entre outras infrações trabalhistas. Além do pagamento rescisório, os trabalhadores têm direito a três parcelas de seguro-desemprego. O retorno deles para casa foi assegurado pelas autoridades, e eles podem receber uma indenização por danos morais individuais, negociada pelo Ministério Público do Trabalho.

Destaques