População movimenta Centro de Ipatinga nesta quarta-feira (8)
Atualmente, o decreto municipal autoriza a flexibilização do comércio das atividades não essenciais, podendo abrir as segundas, quartas e sextas-feiras
Por Plox
08/07/2020 14h54 - Atualizado há quase 5 anos
Em mais um dia de comércio de portas abertas para clientes, o que se viu foram várias pessoas nas ruas do Centro de Ipatinga, na tarde desta quarta-feira (8).
Atualmente, o decreto municipal autoriza a flexibilização do comércio das atividades não essenciais, podendo abrir as segundas, quartas e sextas-feiras, de 8 horas às 18 horas. Nos dias em que não for autorizado a abertura, os lojistas poderão trabalhar apenas por delivery.
Foto registrada na tarde desta quarta-feira 08/07/2020, na avenida 28 de Abril, no Centro de Ipatinga. (Marcelo Augusto / Plox)
Para Roberta Dias, administradora e moradora do bairro Canaã, “é importante encontrar um meio termo que favoreça o trabalho dos comerciantes e empresários, sem colocar em risco a saúde de seus próprios clientes”, disse.
No atual decreto, é exigido que os lojistas coloque à disposição dos clientes, álcool gel na entrada e que proíba a entrada sem o uso de máscara. A multa estipulada para o descumprimento do decreto é de 200 UFPI (Unidade Fiscal Padrão do Município de Ipatinga) o que equivale a R$ 22.968,00.
Bares, restaurantes e lanchonetes
Os bares, lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos congêneres estão funcionando no sistema de entrega de mercadorias em domicílio (delivery) ou de retirada no balcão, ou ainda pelo sistema drive-thru, sendo proibido o fornecimento para consumo no próprio estabelecimento.
Feiras livres
Em relação ao funcionamento das feiras livres, a decisão do Comitê Gestor da Crise de Ipatinga é que elas permaneçam funcionando rotativamente, com exceção de sábado e domingo, para evitar as aglomerações.