Vídeo: ex-premiê do Japão, Shinzo Abe, morre baleado durante discurso

Abe era o presidente com mais tempo de poder, oito anos

Por Plox

08/07/2022 09h02 - Atualizado há quase 2 anos

Morreu nesta sexta-feira (8), o ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, de 67 anos, após ser vítima de um ataque durante um discurso político na cidade de Nara, no Oeste do Japão. Abe era o presidente com mais tempo de poder, oito anos. 

De acordo com as informações, o político participava de uma campanha eleitoral discursando em apoio a Kei Sato, um membro da câmara alta do Parlamento que concorre à reeleição. Mas, por volta de 11h30 da manhã do Japão (23h30 da noite no Brasil), ele foi baleado.

Veja o vídeo: 

 

 

Ainda conforme os detalhes, o atentado com arma de fogo é muito raro no país. Em imagens registradas é possível observar que Abe está deitado ao chão com a mão no peito, uma camisa ensanguentada e algumas pessoas ao seu redor.   

Com a situação, o ex-primeiro-ministro recebeu os primeiros atendimentos no local e foi transferido para o Hospital Universitário de Nara. Mas, conforme os detalhes, ele chegou sem vida no local. "Ele estava sangrando muito e, infelizmente, não pudemos salvá-lo", afirmaram.

 

Foto: reprodução

 

Um dos disparos atingiu o coração de Abe, já o outro teria atingido o seu pescoço. Fumio Kishida, atual primeiro-ministro do Japão, disse que vai fazer valer a democracia, as liberdades e o respeito do país.

"Tenho um grande respeito pelo legado de Shinzo Abe e ofereço minhas condolências… Agora, uma eleição livre e justa é algo que temos que defender acima de tudo", afirmou.

 

Foto: reprodução

 

Um homem, de 42 anos, é o principal suspeito de realizar os disparos usando uma espingarda caseira com fabricação grosseira. De acordo com um jornal do país, o homem foi identificado como Tetsuya Yamagami e confessou dizendo que estava insatisfeito com Abe e queria matá-lo.


 

Destaques