Entenda o que é rabdomiossarcoma; doença rara confundida com rinite que levou menino de 13 anos à morte
O tratamento do rabdomiossarcoma envolve uma abordagem multidisciplinar, incluindo quimioterapia, cirurgia para remoção do tumor e radioterapia
Por Plox
08/07/2024 08h44 - Atualizado há 10 meses
Jake Swinscoe, um adolescente de 13 anos, morreu cerca de nove meses após ser diagnosticado com rabdomiossarcoma, um câncer raro frequentemente confundido com rinite devido a sintomas como nariz entupido e olhos lacrimejantes.

Agressividade e progressão rápida da doença
"Jake foi diagnosticado com Rabdomiossarcoma Alveolar Positivo de Fusão Estágio 3, uma forma rara e agressiva de câncer infantil", revelou sua mãe, Lynsey Swinscoe, em uma postagem no Instagram. Este tipo de câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), representa de 4 a 5% dos tumores malignos na faixa etária pediátrica, com cerca de 25% dos casos evoluindo para metástase. Infelizmente, o câncer de Jake se espalhou rapidamente pelos gânglios linfáticos, impedindo a remoção cirúrgica do tumor devido à sua localização.

Sintomas e diagnóstico do rabdomiossarcoma
A apresentação clínica do rabdomiossarcoma varia conforme a área do corpo afetada. Quando acomete a parte superior, pode causar obstrução nasal e secreção com ou sem sangue. Na parte inferior, pode levar a dificuldades urinárias, aumento do volume da bolsa escrotal ou secreção vaginal com sangramento. Os principais locais afetados são cabeça e pescoço, sistema urinário e extremidades. Para diagnosticar a doença, além do histórico do paciente, são realizados exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética, cintilografia óssea, PET-CT, punção lombar, mielograma e biópsia de medula óssea.
Tratamento do rabdomiossarcoma
O tratamento do rabdomiossarcoma envolve uma abordagem multidisciplinar, incluindo quimioterapia, cirurgia para remoção do tumor e radioterapia. Apesar dos esforços médicos, o rápido avanço do câncer de Jake impediu sua recuperação.