Governador Romeu Zema firma cooperação com Israel e adota definição de antissemitismo

Minas Gerais e Israel firmam parceria

Por Plox

08/07/2024 10h38 - Atualizado há 3 meses

Nesta segunda-feira (8), o governador Romeu Zema (Novo) assinou uma declaração conjunta de cooperação entre o Estado de Minas Gerais e o Estado de Israel, adotando a Definição de Antissemitismo da Aliança Internacional de Memória do Holocausto. A solenidade aconteceu no Palácio da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Foto: Imprensa MG/Reprodução

Definição de antissemitismo

A Definição de Antissemitismo é descrita como "uma determinada percepção dos judeus, que se pode exprimir como ódio em relação aos judeus. Manifestações retóricas e físicas de antissemitismo são orientadas contra indivíduos judeus e não judeus e/ou contra os seus bens, contra as instituições comunitárias e as instalações religiosas judaicas”. De acordo com a comunidade judaica, a finalidade é que o Estado utilize essa definição "como recurso educacional para abordar e prevenir atividades relacionadas a preconceitos e discriminação".

Minas Gerais segue o exemplo de outros estados

Romeu Zema é o terceiro governador brasileiro a adotar esta definição. Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo (Republicanos), assinou o documento em março, seguido por Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro (PL), em maio. A adesão de Minas Gerais reforça o compromisso do estado em combater o antissemitismo e promover ações educativas e preventivas.

Debate sobre o conflito em Israel

Paralelamente, a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, na última quinta-feira (4), uma audiência pública para discutir o conflito entre Israel e os palestinos. O deputado Leleco Pimentel (PT), responsável pela solicitação da audiência, declarou que Israel estaria "produzindo um genocídio contra palestinos nas áreas ocupadas da Faixa de Gaza".

Com esses movimentos, o Estado de Minas Gerais demonstra seu compromisso em promover a cooperação internacional e a paz, além de intensificar ações contra a discriminação e o preconceito.

Destaques