Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
Lula participa de cúpula do Mercosul no Paraguai e visita Bolívia nesta terça-feira
Presidente brasileiro reforça integração e relações comerciais com Bolívia após tentativa de golpe
08/07/2024 às 12:31por Redação Plox
08/07/2024 às 12:31
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta segunda-feira (8), da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, que ocorre no Paraguai. Um dos principais temas do encontro é a adesão da Bolívia ao bloco econômico, que se torna o quinto integrante do Mercosul ao lado de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Esta adesão foi confirmada após aprovação pelo Congresso Nacional Boliviano e sanção presidencial.
Foto: reprodução
mudança de presidência do Mercosul
A cúpula também marca a transição da presidência interina do bloco, que passa do Paraguai para o Uruguai. Durante o evento, os líderes discutirão questões ambientais, sociais e de combate ao crime organizado, especialmente nas fronteiras dos países membros. Além disso, será abordada a integração do Mercosul com outros blocos econômicos, como a União Europeia e países árabes, e a possível entrada do Panamá, além de negociações com Colômbia, Equador e Peru.
relações bilaterais fortalecidas
Após o evento no Paraguai, Lula viajará para a Bolívia nesta terça-feira (9). Sua visita reforça o compromisso do Brasil com a integração e o fortalecimento das relações bilaterais. O presidente brasileiro se encontrará com o presidente boliviano e participará de reuniões com empresários dos dois países, buscando aumentar as relações comerciais. No domingo (7), o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, já havia se reunido com outros ministros da região para discutir a recente tentativa de golpe de estado na Bolívia.
importância econômica do Mercosul
O Mercosul possui um PIB de US$ 2,86 trilhões e é o principal receptor de investimentos estrangeiros na América Latina. Recentemente, o Brasil firmou um acordo com o Chile para tarifas de exportação e importação mais vantajosas, demonstrando o dinamismo e a importância econômica do bloco.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.