Clássico 'Um Estranho no Ninho' ganhará série inédita sob nova perspectiva
Nova adaptação televisiva será contada pelo olhar do Chefe Bromden e tem aval da família do autor
Por Plox
08/07/2025 07h17 - Atualizado há 1 dia
Uma das obras mais emblemáticas da literatura e do cinema norte-americano, 'Um Estranho no Ninho', será transformada em série de TV, agora com um enfoque inédito e promissor.

O anúncio foi feito por Paul Zaentz, produtor e sobrinho de Saul Zaentz, responsável pela produção do famoso filme de 1975 estrelado por Jack Nicholson. Em entrevista ao podcast CK Café, Paul revelou que assinou um acordo com a viúva de Ken Kesey, autor do livro original, para levar a história novamente às telas — desta vez a partir da perspectiva do Chefe Bromden, personagem que narra o livro e cuja visão foi deixada de lado na adaptação cinematográfica.
Na nova produção, ainda sem elenco, roteiristas ou estúdios definidos, a primeira temporada será centrada completamente na visão do Chefe, um paciente que vive em um hospital psiquiátrico fingindo ser surdo e mudo. “Vamos acompanhar o Chefe desde sua rotina no hospital até os acontecimentos posteriores à sua fuga”, afirmou Zaentz. Ele também destacou que o formato em série permitirá uma exploração mais profunda dos personagens e da trama, respeitando a essência do livro original.
Esta será a segunda adaptação autorizada para a televisão. Em 2020, a Netflix lançou 'Ratched', prequela que foca na icônica enfermeira da história. Diferente do longa-metragem dirigido por Milos Forman, que priorizou o personagem McMurphy, a nova série resgatará o olhar subjetivo e psicológico de Bromden como guia narrativo.
Além da nova produção, foi confirmada uma comemoração pelos 50 anos do filme de 1975: o longa voltará a ser exibido nos cinemas dos Estados Unidos em sessões especiais organizadas pela Fathom Events, em mais de mil salas espalhadas pelo país.