Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

FAB intercepta aeronaves em zonas restritas durante Cúpula do BRICS

Três voos foram abordados por caças após entrarem em áreas com sobrevoo proibido no Rio de Janeiro

08/07/2025 às 13:51 por Redação Plox

Durante o último fim de semana, em meio à realização da 17ª Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, a Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada para conter possíveis riscos à segurança aérea do evento. A mobilização envolveu o uso de aeronaves A-29 Super Tucano, que realizaram a interceptação de três voos que ingressaram, sem autorização, em áreas com restrições temporárias de sobrevoo.


Imagem Foto: Sgt. Bianca/FAB

A movimentação integra o amplo esquema de segurança preparado para proteger os representantes e chefes de Estado de mais de 20 países presentes no encontro internacional. A FAB informou que as abordagens visaram preservar a integridade das zonas de exclusão aérea estabelecidas nas imediações dos locais que sediaram as reuniões de alto escalão.


No sábado, dia 5, duas aeronaves civis foram interceptadas após penetrarem inadvertidamente no espaço aéreo restrito. Os caças Super Tucano se aproximaram, realizaram a verificação de dados e orientaram os pilotos a seguir novas rotas, fora da área proibida. As instruções foram acatadas sem resistência.


No domingo, 6, foi a vez de um helicóptero desautorizado ser detectado em operação nas proximidades da região protegida. Um caça da FAB efetuou a aproximação e, diante da manobra, o piloto da aeronave irregular se retirou imediatamente, realizando um pouso em área isolada. A FAB então acionou as equipes de segurança terrestre, que assumiram o controle da situação.


Além do emprego dos Super Tucano, a operação de vigilância aérea contou com o suporte de uma aeronave E-99, equipada com radar, responsável pelo monitoramento constante do tráfego aéreo durante o evento. O equipamento possibilitou a cobertura em tempo real do espaço aéreo delimitado.


Em entrevista à CNN Brasil, o tenente-coronel Deoclides Fernandes, comandante do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), explicou que todas as ações foram preventivas.
“Elas foram orientadas a sair das áreas de exclusão e obedeceram à ordem. Os caças atuaram no sentido de acompanhar essas aeronaves. Eram voos que, inadvertidamente, entraram, talvez por inobservância, e isso está sendo investigado”, destacou.

A FAB reforçou ainda que, durante a vigência da Cúpula, a entrada nas zonas branca, amarela e vermelha exigia o envio de um Plano de Voo Completo (PVC), com transponder ligado e comunicação ativa com o controle de tráfego aéreo.


Com medidas rigorosas e atuação rápida, a FAB conseguiu garantir a tranquilidade e segurança aérea em um dos encontros diplomáticos mais relevantes do ano.


Compartilhar a notícia

Veja também
Ipatinga aprova em 1ª votação aumento da taxa de lixo e outras cobranças municipais
POLíTICA

Ipatinga aprova em 1ª votação aumento da taxa de lixo e outras cobranças municipais

Projeto de lei que reajusta taxas de lixo, localização e fiscalização sanitária será votado em segundo turno nesta terça-feira (30)

Screenshot_21.jpg
POLíTICA

Prefeitura de Ipatinga estabelece normas para funcionamento de igrejas

Comissão rejeita projeto que proíbe cobrança por acesso a notícias na internet
POLíTICA

Comissão rejeita projeto que proíbe cobrança por acesso a notícias na internet

A proposta deve ser arquivada, a menos que haja recursos contrário ao arquivamento dirigido ao Plenário da Câmara

Morre ex-vereador de Fabriciano; cidade decreta luto oficial de três dias
POLíTICA

Morre ex-vereador de Fabriciano; cidade decreta luto oficial de três dias

Prefeitura declara luto oficial de três dias em homenagem ao ex-parlamentar que contribuiu com a política municipal

para você
Curso transforma produção rural em Governador Valadares
EDUCAçãO

Curso transforma produção rural em Governador Valadares

Agricultores aprendem novas técnicas para agregar valor e garantir qualidade na comercialização de alimentos

Assalto barbearia Fabriciano
POLíCIA

Indivíduos assaltam barbearia em Fabriciano

Segundo uma das vítimas, um dos indivíduos chegou no local simulando star armado

GERAL

Mulher fica ferida em colisão com carreta em Ipatinga

Vítima foi socorrida com lesões no tornozelo e escoriações pelo corpo; polícia está no local para registrar o acidente

ESPORTES

Galo libera pré-venda de terceiro uniforme; confira

Com o preço de R$ 349,99, o novo modelo chega às lojas cercado de expectativa e, ao contrário dos anos anteriores, nenhuma imagem do uniforme foi vazada na internet