Ipatinga amplia espaços com novas academias ao ar livre

Bairros Ideal e Vila Celeste recebem equipamentos para atividades físicas gratuitas e ao ar livre

Por Plox

08/07/2025 10h04 - Atualizado há 8 dias

A população de Ipatinga conta agora com dois novos espaços públicos voltados à saúde e ao bem-estar. As mais recentes academias ao ar livre foram instaladas nos bairros Ideal e Vila Celeste, ampliando as opções gratuitas para a prática de exercícios físicos na cidade.


Imagem Foto: Divulgação


Os novos equipamentos, modernos e acessíveis, foram implantados por meio de uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel). O objetivo da iniciativa é fomentar hábitos saudáveis, estimular o convívio social e combater o sedentarismo.


Imagem Foto: Divulgação


Na região do Vila Celeste, os aparelhos estão instalados na avenida Luiza Maria Nascimbene, em frente ao número 1343, bem perto do ponto final do ônibus. Já no bairro Ideal, a academia foi implantada na avenida das Flores, ao lado do campo do Nescau — pontos escolhidos estrategicamente para facilitar o acesso da população.


Imagem Foto: Divulgação


As estruturas incluem aparelhos voltados para fortalecimento muscular, coordenação motora e mobilidade, todos de uso gratuito e com fácil manuseio. Os equipamentos foram adquiridos graças a uma emenda parlamentar do deputado estadual Tito Torres, viabilizada por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese).


Imagem Foto: Divulgação


Carlão Oliveira, secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, destacou que essas novas academias fazem parte de uma política pública que vê o esporte como ferramenta de promoção da saúde.
“O nosso compromisso é levar qualidade de vida para os bairros, com espaços que incentivem o movimento, a convivência e os hábitos saudáveis”
, afirmou.



O aposentado José Pereira Alves já incorporou os exercícios à sua rotina. Frequentador assíduo da nova academia no Vila Celeste, ele celebrou a iniciativa: “Todo dia de manhã eu faço um pouquinho. Eu achei uma boa, pelo menos faço uma atividade pela manhã. Sempre venho aqui, dou uma trocada de ideia com os amigos e faço a atividade. Estou gostando, que continue assim. Tá aprovado”.



A Prefeitura faz um alerta à população: embora sejam de uso público, os equipamentos não são indicados para crianças e devem ser usados com responsabilidade, para garantir segurança e maior durabilidade. O bom uso e o cuidado com esses espaços são fundamentais para que mais pessoas possam se beneficiar dessa política de incentivo à saúde e ao lazer.


Destaques