Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Justiça dos EUA intima novamente Alexandre de Moraes

Empresas de mídia norte-americanas acionam STF por suposta censura e exigem resposta em 21 dias

08/07/2025 às 13:19 por Redação Plox

O ministro Alexandre de Moraes, integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), foi novamente alvo de uma ação judicial internacional e, desta vez, a cobrança parte diretamente da Justiça dos Estados Unidos. Nesta segunda-feira, 7 de julho, ele recebeu uma nova intimação oficial do sistema judiciário norte-americano, com a exigência de apresentar uma resposta formal em até 21 dias.


Imagem Foto: STF

A ação foi movida por duas companhias americanas: a Trump Media, grupo de comunicação do ex-presidente Donald Trump, e a plataforma de vídeos Rumble. Ambas acusam o ministro brasileiro de ter violado leis fundamentais dos EUA, principalmente ao determinar, segundo os autores do processo, o bloqueio de perfis de usuários norte-americanos em redes sociais.


A principal alegação das empresas gira em torno da Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que garante a liberdade de expressão no território norte-americano. As companhias afirmam que a ordem de Moraes fere esse princípio, caracterizando, para elas, um ato de censura.


A suspensão da Rumble, por exemplo, teria sido determinada em fevereiro deste ano. A justificativa apresentada por Moraes à época foi o suposto descumprimento de decisões judiciais por parte da empresa. Mesmo assim, os grupos alegam que a medida extrapolou a jurisdição e invadiu os limites legais estabelecidos nos EUA.


Na petição apresentada, as empresas pedem que qualquer decisão do ministro brasileiro seja considerada sem validade nos Estados Unidos. O processo inclui, ainda, um alerta incisivo: se Moraes não responder dentro do prazo estabelecido, o tribunal americano poderá seguir com a ação e até emitir uma sentença à revelia.


"Na ausência de manifestação do réu, a corte pode aceitar as alegações feitas na queixa e impor as sanções solicitadas", ressalta o documento oficial da Justiça dos EUA.

Agora, diante dessa nova ofensiva judicial internacional, Moraes tem a possibilidade de apresentar uma defesa, contestar os argumentos apresentados pelas empresas ou solicitar o arquivamento da ação.


Compartilhar a notícia

Veja também
Cecília e Chico Ferramenta
POLíTICA

Cecília Ferramenta fala sobre a morte do marido, Chico Ferramenta, à Plox

Chico Ferramenta morreu no começo da tarde desta terça-feira (04), em Ipatinga, onde foi prefeito por três mandato. O funeral será nesta quarta-feira (5)

Lula sugere aliança entre Rodrigo Pacheco e Marília Lopes em Minas
POLíTICA

Lula sugere aliança entre Rodrigo Pacheco e Marília Lopes em Minas

Presidente afirmou que a dupla seria imbatível em disputa pelo governo do estado e revelou já ter sondado o ex-presidente do Senado

(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
POLíTICA

"Governo anuncia medicamentos gratuitos para beneficiários do Bolsa Família e populações indígenas"

A inclusão desses grupos sociais aumentará significativamente a assistência farmacêutica no país, estendendo a abrangência para cerca de 55 milhões de brasileiros.

Alexandre de Moraes adverte bancos sobre obediência a sanções dos EUA
POLíTICA

Alexandre de Moraes adverte bancos sobre obediência a sanções dos EUA

Ministro do STF afirma que instituições brasileiras podem ser punidas se aplicarem internamente sanções impostas pelos EUA

para você
Beijo Grego
LAZER

“Beijo grego”: com prejuízo, Globo perde audiência e apela para mais cenas pornográficas

A emissora também vem acumulando perdas expressivas de audiência e de formação de opinião pública

jogo
ESPORTES

Flamengo vence o Al Ahly por 4 a 2 e garante 3º lugar no Mundial

Pedro e Gabigol marcaram duas vezes. Abdelkader fez os dois gols do time egípcio

santa-luzia-83.jpg
ECONOMIA

Conta de Luz: bandeira tarifária será amarela em outubro

Segundo a ANEEL, o custo será de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos

diabão
GERAL

“Diabão” sofre complicações após retirar umbigo e “Mulher Demônia” pede ajuda para pagar cirurgia

O novo procedimento cirúrgico deve ser realizado ainda nesta quinta-feira, pois os pontos se romperam