Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Polícia

PF investiga desvio de verbas e faz busca no gabinete do deputado Júnior Mano

Operação apura fraudes em licitações e uso irregular de emendas parlamentares, envolvendo o deputado federal Júnior Mano (PSB-CE)

08/07/2025 às 12:08 por Redação Plox

Nesta terça-feira, 8 de julho de 2025, a Polícia Federal desencadeou uma operação que investiga um esquema de desvio de recursos públicos. O foco da ação foi o gabinete do deputado federal Júnior Mano (PSB-CE) na Câmara dos Deputados, em Brasília.


Imagem Foto: Câmara dos Deputados

A operação, que contou com a autorização do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), também obteve apoio da Procuradoria-Geral da República. Além de Brasília, outros cinco mandados de busca foram cumpridos em cidades do Ceará, incluindo Fortaleza, Nova Russas, Eusébio, Canindé e Baixio. As investigações, que seguem sob sigilo, têm como alvos a fraudes em licitações e no uso de emendas parlamentares.


O esquema suspeito envolvia a utilização de empresas fictícias, que teriam sido usadas para fraudar processos licitatórios e desviar valores destinados às prefeituras cearenses, como forma de propina. A Polícia Federal informou que, como parte da operação, foram bloqueados R$ 54,6 milhões nas contas de pessoas e empresas investigadas. Além disso, celulares foram apreendidos para ajudar na investigação.


O objetivo das ações é impedir a movimentação do dinheiro obtido de forma ilegal e possibilitar a devolução dos valores ao erário público. Gilmar Mendes também determinou o compartilhamento das provas obtidas com a Controladoria-Geral da União (CGU), para que seja avaliada a responsabilidade administrativa de possíveis agentes públicos envolvidos.


Outro ponto importante é que o STF autorizou a abertura de uma nova investigação sobre o uso irregular das emendas parlamentares e a possível participação de autoridades com foro privilegiado no esquema. Os crimes em apuração incluem organização criminosa, compra de votos, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica com fins eleitorais.


Em contato com a Itatiaia, o deputado Júnior Mano não se manifestou sobre a operação até o momento. O espaço segue aberto para esclarecimentos por parte de sua assessoria.


Compartilhar a notícia

Veja também
Vídeo: casal é preso com mais de 20 kg de drogas em Santana do Paraíso
POLíCIA

Vídeo: casal é preso com mais de 20 kg de drogas em Santana do Paraíso

Polícia Militar apreende grande quantidade de entorpecentes durante operação no bairro Jardim Vitória

Líder do Comando Vermelho é preso em Ipatinga após guerra com facção rival
POLíCIA

Líder do Comando Vermelho é preso em Ipatinga após guerra com facção rival

Lucas Diego Moreira, o 'Xidu', comandava o tráfico em BH e estava foragido após tentativa de homicídio; ele foi detido sem resistência

Homem de 74 anos morre após se queimar vivo em estação do Metrô de SP
POLíCIA

Homem de 74 anos morre após se queimar vivo em estação do Metrô de SP

Idoso teve o corpo consumido pelas chamas na plataforma da estação São Bento e morreu horas depois no Hospital São Paulo

Motorista embriagado que causou grave acidente na BR-116 tem prisão preventiva decretada
POLíCIA

Motorista embriagado que causou grave acidente na BR-116 tem prisão preventiva decretada

Acusado de colidir com motociclista e fugir do local, homem já havia cometido crimes semelhantes em anos anteriores

para você