Prazo para edital de microchipagem de cães e gatos em Minas Gerais termina em 11/7

Consórcios intermunicipais têm até sexta (11) para enviar propostas ao edital da Semad-MG

Por Plox

08/07/2025 07h51 - Atualizado há 1 dia

O prazo para adesão ao Edital nº 01/2025 da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad-MG) entra em seus momentos finais nesta semana. A iniciativa estadual 'Conheça Seu Amigo', voltada para a identificação de cães e gatos por meio da microchipagem, recebe propostas até esta sexta-feira, dia 11 de julho.


Imagem Foto: Divulgação


Consórcios públicos intermunicipais formalmente constituídos, que já realizam ações voltadas ao controle populacional de animais, como campanhas de castração, estão aptos a participar do processo. Para isso, é necessário enviar a documentação e a proposta em formato PDF para o e-mail: [email protected].



A proposta da Semad tem como principal objetivo o fortalecimento de políticas públicas de bem-estar e proteção animal. Os consórcios aprovados receberão até 8 mil microchips e dois leitores eletrônicos para aplicação em animais dos municípios envolvidos. A microchipagem deve estar obrigatoriamente vinculada à castração dos animais, e os dados deverão ser cadastrados no Sistema Estadual de Identificação de Animais Domésticos.



Além da implementação da identificação, os consórcios selecionados devem assumir algumas obrigações como contrapartida: promover castrações dos animais identificados, organizar pelo menos um evento de adoção de animais por ano e realizar um seminário regional sobre políticas públicas de bem-estar animal, em parceria com a Semad.



A seleção será feita com base em critérios técnicos. Terão prioridade as propostas que demonstrarem maior alcance territorial, experiência comprovada com ações de castração, atuação em saúde básica animal (como vacinação e atendimento clínico), além da participação no Programa Prodevida, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).



O edital representa uma oportunidade para expandir a estrutura de cuidado e controle populacional de cães e gatos em Minas Gerais

, incentivando práticas responsáveis de guarda e promovendo a saúde animal em diferentes regiões do estado.
Destaques