Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Barragem Forquilha V entra em alerta após identificação de fissuras em Ouro Preto
A Agência Nacional de Mineração (ANM) identificou as rachaduras durante uma inspeção, acionando medidas emergenciais para monitoramento e segurança
08/08/2024 às 16:26por Redação Plox
08/08/2024 às 16:26
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Barragem Forquilha V, situada na Mina da Fábrica em Ouro Preto, Minas Gerais, foi colocada em situação de alerta nesta segunda-feira (5) devido à descoberta de fissuras na estrutura. A Agência Nacional de Mineração (ANM) identificou as rachaduras durante uma inspeção, acionando medidas emergenciais para monitoramento e segurança.
Foto: Reprodução/Vale
Medidas de monitoramento
A ANM determinou que a Vale, empresa responsável pela barragem, realizasse a limpeza da área afetada e instalasse extensômetros para avaliar a possibilidade de progressão ou estabilização das fissuras. Durante o período de alerta, a Vale deverá realizar inspeções diárias e enviar relatórios semanais à ANM, detalhando o comportamento das rachaduras e listando as medidas de segurança implementadas. Caso os ajustes necessários não sejam realizados dentro de 60 dias ou se forem considerados insuficientes, a classificação de emergência da barragem poderá ser elevada.
Estudo de tensão-deformação
A ANM também exigiu a elaboração de um estudo de tensão-deformação para ajudar na identificação das causas das fissuras e permitir o acompanhamento de possíveis anomalias futuras na estrutura. Até o momento, não há informações concretas sobre a origem das fissuras.
Declarações da Vale
A Vale afirmou que a barragem Forquilha V não sofreu alterações em suas condições de estabilidade, mantendo a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) e a Declaração de Conformidade e Operacionalidade (DCO) positivas. Em nota, a empresa comunicou que a vistoria da ANM foi realizada após a equipe técnica da mineradora identificar e reportar a ocorrência. “Um plano de ação já está em andamento para correção. A Vale reforça que a barragem Forquilha V não tem influência sobre outras barragens do complexo e não há comunidade e estruturas operacionais na sua Zona de Autossalvamento (ZAS)”, afirmou.
Histórico e monitoramento
Construída pelo método de etapa única, a barragem Forquilha V está fora de operação desde 2023. De acordo com a Vale, a estrutura é monitorada continuamente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) da empresa, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana.
Vigilante de 35 anos foi baleado no abdômen após pedir que motorista de carro de luxo retirasse veículo de área proibida em shopping na 203 Sul; suspeito fugiu e segue foragido, segundo a Polícia Civil
Vigilante de 35 anos foi baleado no abdômen após pedir que motorista de carro de luxo retirasse veículo de área proibida em shopping na 203 Sul; suspeito fugiu e segue foragido, segundo a Polícia Civil