Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Barragem Forquilha V entra em alerta após identificação de fissuras em Ouro Preto
A Agência Nacional de Mineração (ANM) identificou as rachaduras durante uma inspeção, acionando medidas emergenciais para monitoramento e segurança
08/08/2024 às 16:26por Redação Plox
08/08/2024 às 16:26
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Barragem Forquilha V, situada na Mina da Fábrica em Ouro Preto, Minas Gerais, foi colocada em situação de alerta nesta segunda-feira (5) devido à descoberta de fissuras na estrutura. A Agência Nacional de Mineração (ANM) identificou as rachaduras durante uma inspeção, acionando medidas emergenciais para monitoramento e segurança.
Foto: Reprodução/Vale
Medidas de monitoramento
A ANM determinou que a Vale, empresa responsável pela barragem, realizasse a limpeza da área afetada e instalasse extensômetros para avaliar a possibilidade de progressão ou estabilização das fissuras. Durante o período de alerta, a Vale deverá realizar inspeções diárias e enviar relatórios semanais à ANM, detalhando o comportamento das rachaduras e listando as medidas de segurança implementadas. Caso os ajustes necessários não sejam realizados dentro de 60 dias ou se forem considerados insuficientes, a classificação de emergência da barragem poderá ser elevada.
Estudo de tensão-deformação
A ANM também exigiu a elaboração de um estudo de tensão-deformação para ajudar na identificação das causas das fissuras e permitir o acompanhamento de possíveis anomalias futuras na estrutura. Até o momento, não há informações concretas sobre a origem das fissuras.
Declarações da Vale
A Vale afirmou que a barragem Forquilha V não sofreu alterações em suas condições de estabilidade, mantendo a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) e a Declaração de Conformidade e Operacionalidade (DCO) positivas. Em nota, a empresa comunicou que a vistoria da ANM foi realizada após a equipe técnica da mineradora identificar e reportar a ocorrência. “Um plano de ação já está em andamento para correção. A Vale reforça que a barragem Forquilha V não tem influência sobre outras barragens do complexo e não há comunidade e estruturas operacionais na sua Zona de Autossalvamento (ZAS)”, afirmou.
Histórico e monitoramento
Construída pelo método de etapa única, a barragem Forquilha V está fora de operação desde 2023. De acordo com a Vale, a estrutura é monitorada continuamente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) da empresa, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana.
Ação mobilizou mais de 2.500 policiais, resultou em 121 mortos — incluindo suspeitos de outros estados e quatro agentes —, além da apreensão de 118 armas e uma tonelada de drogas
Ação mobilizou mais de 2.500 policiais, resultou em 121 mortos — incluindo suspeitos de outros estados e quatro agentes —, além da apreensão de 118 armas e uma tonelada de drogas