Pesticidas na agricultura elevam risco de câncer a níveis similares ao tabagismo, aponta estudo
Pesquisa dos EUA compara efeitos dos pesticidas ao cigarro em relação à incidência de diversos tipos de câncer.
Por Plox
08/08/2024 17h29 - Atualizado há cerca de 1 mês
Uma pesquisa inovadora conduzida por cientistas nos Estados Unidos revelou que a exposição a pesticidas agrícolas pode aumentar significativamente o risco de desenvolver vários tipos de câncer, comparável aos efeitos do tabagismo. Este estudo, publicado na revista Frontiers in Cancer Control and Society, analisou o uso de 69 pesticidas diferentes, incluindo Paration, Malathion, Diazinon e Tetraclorvinfos.
Riscos à saúde
Os pesticidas, essenciais na agricultura moderna, apresentam perigos significativos à saúde. Entre os problemas destacados, estão:
- Distúrbios neurológicos, como a doença de Parkinson.
- Risco aumentado de câncer, abrangendo tipos como câncer de pulmão, linfoma não-Hodgkin, leucemia, câncer de bexiga e câncer do cólon.
- Alterações na função imunológica.
Comparação com o tabagismo
O estudo enfatiza que, embora o tabagismo seja amplamente reconhecido como um dos maiores causadores de câncer, a exposição a pesticidas pode ter um impacto semelhante em determinados tipos da doença. "Essa análise abrangente levou em conta potenciais fatores de confusão, status socioeconômico, taxas de tabagismo e uso de terras agrícolas. Nossas descobertas mostram que o impacto do uso de pesticidas na incidência de câncer pode rivalizar com o do tabagismo. As tendências geográficas mostraram que os condados com maior produtividade agrícola, como os principais estados produtores de milho do Centro-Oeste, também têm maior risco de câncer devido à exposição a pesticidas", afirmam os pesquisadores.
Estatísticas alarmantes
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo continua sendo o principal causador de câncer de pulmão no Brasil e no mundo. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que quase 200 mil mortes poderiam ser evitadas anualmente se o hábito de fumar fosse abandonado, com cerca de um terço dessas mortes relacionadas a algum tipo de câncer induzido pelo tabaco. A previsão é que, até 2025, Minas Gerais registre mais de três mil casos de câncer de traqueia, brônquios e pulmão.
Análise dos pesticidas
A pesquisa americana revelou uma conexão robusta entre o uso de pesticidas e a incidência de cânceres como:
- Câncer de pulmão
- Linfoma não-Hodgkin
- Leucemia
- Câncer de bexiga
- Câncer do cólon