Aumenta frequência de voos com brasileiros deportados dos EUA para BH
Ministra Macaé Evaristo afirma que aumento de voos para BH depende de decisões do governo americano
Por Plox
08/08/2025 15h15 - Atualizado há 1 dia
Os voos trazendo brasileiros deportados dos Estados Unidos devem passar a ocorrer semanalmente no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (8/8) pela ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, durante evento do programa Viva + Periferia, no bairro Primeiro de Maio, região Norte da capital.

Segundo a ministra, até então, as chegadas ocorriam a cada duas semanas ou mais. Agora, a expectativa é de ao menos um voo por semana, embora o ritmo dependa exclusivamente do governo americano. Ela destacou que o número de brasileiros em condição de deportação é muito superior ao de voos disponíveis, o que faz com que os perfis dos repatriados variem bastante — alguns passaram meses presos nos EUA, enquanto outros ficaram apenas poucos dias sob custódia.
Para lidar com a situação, o governo brasileiro lançou o projeto \"Aqui é Brasil\", que busca oferecer atendimento coordenado e humanizado aos deportados em situação de vulnerabilidade. A ministra afirmou que solicitou aos Estados Unidos o aviso prévio sobre as operações para facilitar o encaminhamento dessas pessoas às suas cidades de origem.
Desde fevereiro, mais de 1,2 mil brasileiros foram repatriados em ações organizadas pelo governo federal. Minas Gerais lidera a lista de estados que mais receberam deportados, seguido por Rondônia, São Paulo, Goiás e Espírito Santo. Na última quinta-feira (7/8), um voo com 100 brasileiros, sendo 95 homens e cinco mulheres desacompanhados, pousou em Confins e recebeu atendimento do Ministério dos Direitos Humanos.