Em exibição de filme, Lula se emociona ao lembrar vítimas infantis em Gaza

Durante evento cultural em Brasília, presidente destacou tragédia humanitária na Faixa de Gaza e comemorou saída do Brasil do Mapa da Fome

Por Plox

08/08/2025 14h13 - Atualizado há 1 dia

Durante uma sessão especial do filme

Imagem Foto: GOV
O Agente Secreto, realizada no Cine Alvorada, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não conteve a emoção ao comentar a crise humanitária enfrentada pelas crianças na Faixa de Gaza. Acompanhado pelo ator Wagner Moura e pelo diretor Kleber Mendonça Filho, Lula se comoveu ao citar as vítimas mais jovens do conflito.



\"Nós não sabemos quantas crianças morreram na Faixa de Gaza. Nós não temos a informação de quantas crianças morreram na fila para buscar alimento\", declarou o presidente com lágrimas nos olhos.



O evento, realizado nesta quinta-feira (7), foi marcado por discursos que uniram cultura, política e questões sociais. Lula aproveitou a ocasião para lembrar que a tragédia vivida em Gaza é uma afronta à humanidade, reforçando a necessidade de indignação diante das desigualdades.


\"Vou ficar mais esquerdista, mais socialista\", afirmou Lula ao abordar a luta contra a fome e a desigualdade social.

Segundo estimativas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), desde o início do conflito em outubro de 2023, mais de 50 mil crianças foram mortas ou feridas na região, número que Lula destacou como inaceitável.



Além de criticar a situação internacional, o presidente também aproveitou o momento para celebrar um marco positivo para o Brasil: a saída do país, após dois anos e meio, do Mapa da Fome, conforme anunciado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Para ele, essa conquista tem tanto valor quanto os principais prêmios do cinema mundial.


“Paulo Freire afirmava que não existe um ser humano mais inteligente que outro. Se todos tiverem acesso à alimentação, todos aprenderão. Dessa forma, junto à apresentação deste filme, a grande alegria é que, neste mês, recebemos da FAO a informação de que o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome, situação que envergonhava o país. Essa é uma conquista que vale tanto quanto o Oscar, Cannes ou Berlim”, declarou Lula com entusiasmo.



O presidente também aproveitou para alfinetar opositores políticos que, segundo ele, têm buscado proximidade com o ex-presidente norte-americano Donald Trump, alegando que esse movimento representa uma traição ao povo brasileiro.


Destaques