Frente fria avança e derruba temperaturas em nove estados até a próxima semana

Massa de ar polar atinge Centro-Sul e leva friagem também para parte do Norte, com previsão de geadas e dias seguidos de temperaturas baixas.

Por Plox

08/08/2025 08h15 - Atualizado há 2 dias

A quinta e mais recente onda de frio do ano começa a mudar o cenário climático em grande parte do Brasil a partir desta sexta-feira (8). Uma massa de ar polar avança pelo Centro-Sul, trazendo dias seguidos de temperaturas mínimas e máximas bem abaixo do normal e alcançando até mesmo áreas do Norte, como Acre e Rondônia.


Imagem Foto: Agência Brasil


De acordo com a Climatempo, ao menos nove estados devem registrar quedas de até 5 °C ou mais em relação à média histórica. No Sul, os termômetros já despencam nesta sexta: Porto Alegre não deve ultrapassar os 14°C, enquanto Curitiba ficará próxima dos 17°C, com mínimas variando entre 9°C e 10°C. A partir de sábado, o frio se intensifica e as mínimas devem cair abaixo dos 10°C em toda a região.



No Sudeste e no Centro-Oeste, o sábado já começa frio, mas o domingo promete temperaturas ainda mais baixas. Capitais como São Paulo e Campo Grande podem amanhecer com menos de 10°C. No Rio de Janeiro, além da queda na temperatura, há chance de chuva. Entre sábado e domingo, o ar gelado chega também ao Norte, diminuindo as mínimas especialmente no amanhecer de domingo e segunda-feira.


Com a chegada dessa massa de ar polar, há previsão de geadas no Sul e no Mato Grosso do Sul, principalmente nas manhãs de sábado e domingo. Cidades do interior paulista, assim como o oeste e sudoeste do estado, podem presenciar o fenômeno. A Serra da Mantiqueira, o Vale do Paraíba e o extremo sul mineiro também estão na lista de áreas com possibilidade de geada.



“A geada ocorre quando uma fina camada de gelo se forma sobre superfícies devido à queda acentuada da temperatura, especialmente quando a umidade está elevada”, explicam os meteorologistas.

Enquanto isso, no Norte do país, áreas de instabilidade continuam provocando chuva. Norte e oeste do Pará, Amazonas e Roraima devem ter volumes elevados nos próximos dias, influenciados pela Zona de Convergência Intertropical — um encontro de ventos próximo ao Equador responsável por chuvas intensas em partes das regiões Norte e Nordeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


Destaques