Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Anvisa aprova medicamento para tratamento de covid-19

O tratamento tem que ser iniciado logo após o teste positivo

08/09/2021 às 19:50 por Redação Plox

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou autorização emergencial em caráter experimental de um medicamento para tratamento de pacientes com covid-19, o Sotrovimabe.

O remédio foi autorizado para uso em pacientes com quadros leve e moderado e com risco de evolução para uma situação grave. Ele é contraindicado para pacientes hospitalizados, que precisem de suporte ventilatório.

Foto: Divulgação / GsK

 

O medicamento não será disponibilizado para comercialização direta ao público, mas terá uso ambulatorial, devendo ser prescrito por um médico para que seja ministrado. O prazo de validade do produto é de 12 meses, armazenado em temperaturas de 2º a 8º.

A autorização foi definida por unanimidade pelo colegiado. A diretora relatora do caso, Meiruze Freitas, destacou que as áreas técnicas avaliaram os dados enviados pela empresa responsável e consideraram eles satisfatórios.

“Com relação aos aspectos clínicos, os resultados de eficácia demonstraram que o tratamento com uma dose de 500g resultou em uma redução clínica com significância estatística na proporção dos voluntários com covid-19 leve e moderada que participaram do estudo”, concluiu Freitas.

Mas ela ressaltou que é importante realizar o monitoramento da aplicação do remédio para mapear casos adversos. Atenção especial foi destacada pela área técnica para o uso em gestantes, para as quais deve ser avaliada com cuidado a relação custo-benefício.

A diretora também lembrou que a agência reguladora europeia para medicamentos já emitiu parecer apoiando uso do Sotrovimabe como opção de tratamento para pacientes adultos e adolescentes acometidos com covid-19.

Segundo o gerente-geral de medicamentos e produtos biológicos, Gustavo Mendes, o tratamento tem que ser iniciado logo após o teste positivo e, preferencialmente, até cinco dias do início dos sintomas. A aplicação é de dose única, de 500 mg.

Os estudos clínicos realizados, seguiu Mendes, com voluntários nos Estados Unidos, Canadá e em outros países, inclusive Brasil, tiveram resultados com “relevância importante” da redução da carga viral.

A gerente-geral de fiscalização e inspeção sanitária, Ana Carolina Marinho, relatou que foi avaliado o processo de produção, realizado em duas fábricas, uma na China e outra na Itália. “Informações sugerem cumprimento aceitável para justificar a autorização em uso emergencial no cenário pandêmico em que nos encontramos”, avaliou a gerente-geral.

Compartilhar a notícia

Veja também
brinde
SAúDE

Veja quantos passos são necessários para queimar as calorias de 6 bebidas diferentes

Algumas bebidas dão mais trabalho para o corpo, enquanto outros são eliminados em 12 minutos de caminhada

Ipsemg alerta sobre riscos do glaucoma e reforça importância da prevenção
SAúDE

Ipsemg alerta sobre riscos do glaucoma e reforça importância da prevenção

No Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, instituto destaca necessidade de consultas regulares para evitar cegueira irreversível

SAúDE

Minas será o primeiro estado a contemplar 60 doenças no teste do pezinho

Estado investirá mais de R$ 64 milhões anuais para ampliar a triagem neonatal, que passará a detectar 60 doenças até o primeiro semestre de 2025.

SAúDE

Vacina LC16m8 contra Mpox é aprovada pela OMS para uso emergencial

Imunizante reforça combate à doença em regiões com surtos crescentes e amplia proteção para crianças e grupos vulneráveis

para você
20190323_173944.jpg
ESPORTES

TJD julga Democrata GV hoje e Ipatinga pode somar pontos em caso de condenação

Time de Valadares é acusado de escalar jogador irregular

GERAL

Internautas acusam Elon Musk de gesto nazista durante posse de Trump

Bilionário levantou questionamentos ao estender o braço direito em gestos polêmicos durante discurso em Washington.

EMPREGO

Inscrições para estágio na Iveco Group terminam hoje com vagas em MG e SP

Subtítulo: Programa oferece benefícios atrativos e oportunidades para diversas áreas em cidades de Minas Gerais e São Paulo.

Bolsonaro
POLíTICA

Bolsonaro chora em cerimônia das Forças Armadas

O chefe do executivo esteve ao lado de sua esposa, Michele Bolsonaro, durante o evento de apresentação dos oficiais-generais