Brasil

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    BH inicia aplicação de terceira dose de vacina contra covid nesta quinta

    Reforço é válido para pessoas com idades entre 86 e 88 anos, que tenham tomado a segunda dose há mais de seis meses

    Por Plox

    08/09/2021 17h51 - Atualizado há mais de 2 anos

    Moradores de Belo Horizonte com idades entre 86 e 88 anos, e que tenham tomado a segunda dose da vacina contra a covid-19 há mais de seis meses, poderão receber o reforço a partir desta quinta-feira (9) na cidade. O imunizante usado será da Pfizer.

    De acordo com a prefeitura, o início da aplicação da terceira dose segue orientação do Ministério da Saúde. Veja a programação:

    Dias 9 e 10, quinta e sexta-feira: segunda dose para gestantes e puérperas sem comorbidades (só poderão tomar a segunda dose nos dias 9 e 10 de setembro as gestantes e puérperas cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até os dias 16 e 17 de setembro) e dose de reforço para idosos de 88 a 86 anos que tomaram a segunda dose há mais de seis meses.

    Imunizante usado será da Pfizer. Foto: reprodução/ Pixabay

     

    Segundo a administração municipal, para que os usuários possam tomar a dose de reforço ou a segunda dose é necessário levar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF.  

    O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já aos sábados os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h e os pontos drive-thru das 8h às 14h.

    Além disso, há também quatro pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. Confira os horários e endereços:

    - UFMG Campus Saúde (Escola de Enfermagem): avenida Professor Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h;
    - Faculdade Pitágoras: rua dos Timbiras, 1.375 - Funcionários – Funcionamento das 8h às 20h;
    - UNA-BH: rua Aimorés, 1.451 - Lourdes – Funcionamento das 8h às 20h;
    - Faminas-BH: avenida Cristiano Machado, 12.001 - Vila Clóris – Funcionamento das 8h às 20h.

    Conforme o Executivo, os públicos elegíveis para se vacinar no período noturno são exclusivamente os convocados para o dia em questão.

    "As pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços, disponibilizados no Portal da Prefeitura, antes de se deslocar aos pontos de imunização. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário se vacine no dia da convocação", informou a PBH, em nota.

    Assim, caso a pessoa se dirija às unidades em data posterior, está sujeita a enfrentar filas, já que os pontos de repescagem estão distribuídos em uma unidade por regional e por tipo de vacina.

    Por fim, a prefeitura explicou que idosos entre 86 e 88 anos que receberam a vacina AstraZeneca, não devem comparecer aos locais de vacinação e aguardar o intervalo de seis meses. "Por esta mesma razão, as pessoas com 89 anos e mais não foram convocadas", explicou.

    A prefeitura também declarou que a aplicação da terceira dose nas pessoas acamadas desta faixa etária também será iniciada. Para isso, é necessário que os usuários aguardem o contato das equipes da Secretaria Municipal de Saúde para o agendamento do horário.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]