Brasil

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Semam inicia planejamento da segunda etapa do projeto ‘Árvores da Cidade’ para mapear espécies

    Censo incluirá ruas e avenidas, praças, parques e demais espaços públicos

    Por Plox

    08/09/2021 08h47 - Atualizado há mais de 2 anos

    Depois de fazer os primeiros monitoramentos com Qrcodes de árvores nativas de João Pessoa, dentro do projeto “Árvores da Cidade”, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) iniciou o planejamento da segunda fase, que vai realizar um censo arbóreo das espécies de todas as regiões da Capital e disponibilizar as informações através de totens.

    Foto: Divulgação 


     O censo incluirá ruas e avenidas, praças, parques e demais espaços públicos. O novo formato, além de permitir que as pessoas tenham uma visão geral das espécies de cada lugar, terá mais segurança contra ação de vândalos. A ação foi necessária, uma vez que a Semam identificou que as placas digitais dos Qrcoes foram arrancadas das árvores monitoradas na primeira fase do projeto.
     
    “Infelizmente tivemos algumas ocorrências e, como o projeto está sendo executado em várias etapas, a gente está fazendo algumas mudanças”, explicou o diretor de projetos da Semam, Alex Rodrigues. “A pessoa que estiver na Praça do Caju, no Bessa, por exemplo, vai poder acessar o toten e saber os nomes científicos e populares das espécies, origem, se é exótica ou nativa e ainda informações sobre a melhor forma de plantar”, detalhou.
     
    Entre as espécies mapeadas, a população da Capital poderá conhecer um pouco mais sobre Pau-Brasil, coqueiros, ipê rosa e pau ferro. “Na primeira fase do projeto, os Qrcodes foram colocados individualmente em cada árvore nativa – foram 84. Agora, nós vamos levantar as informações das espécies nativas de cada espaço público e disponibilizar essas informações em um único equipamento, que serão os totens”, concluiu.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]