Estranho animal atropelado intriga cientistas no Sul do Brasil

O mistério aumentou quando o animal, apesar de apresentar hábitos alimentares de um graxaim-do-campo, emitia latidos similares a de um cão

Por Plox

08/09/2023 14h35 - Atualizado há mais de 1 ano

Em Vacaria, Rio Grande do Sul, um animal atropelado na rodovia gerou curiosidade entre especialistas que buscaram entender sua origem. Primeiramente, acreditou-se tratar de um ser silvestre, tendo certa semelhança com um canino doméstico. O incidente ocorreu em 2021.

Foi o biólogo Herbert Hasse Junior quem se encarregou do resgate e encaminhou o animal para o hospital veterinário da UFRGS, onde há equipe especializada para tratar casos similares.

Flávia Ferrari, uma das pesquisadoras que analisou o animal, notou características que divergiam do graxaim-do-campo, um mamífero que lembra uma raposa e é comum em regiões da América do Sul, incluindo Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e sul do Brasil.

Posteriormente, o animal foi transferido para um canil, voltado para o tratamento de espécies domésticas. No entanto, seu comportamento era atípico para um cão. Ele recusava ração, por exemplo, preferindo pequenos roedores como alimento.

O mistério aumentou quando o animal, apesar de apresentar hábitos alimentares de um graxaim-do-campo, emitia latidos similares a de um cão. Em meio a incertezas sobre sua classificação, o geneticista Thales Renato Ochotorena de Freitas, vinculado ao Instituto de Biociências da UFRGS, foi chamado para contribuir com sua expertise.

Destaques