Boulos ironiza Bolsonaro e promete churrasco caso ex-presidente seja condenado
Durante o Grito dos Excluídos, deputado federal disse que espera celebrar com festa e cerveja o julgamento de Bolsonaro
Por Plox
08/09/2025 07h56 - Atualizado há 3 dias
Durante o tradicional ato do Grito dos Excluídos, realizado neste 7 de Setembro em São Paulo, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) fez declarações provocativas ao comentar sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Boulos afirmou que sua expectativa para o resultado do processo judicial é de comemoração. Com tom irônico, ele declarou:
“A expectativa é a de que o Bolsonaro seja condenado, preso e que a gente faça festa na rua e churrasco na sexta-feira”
, segundo relatado pelo portal Metrópoles.
O parlamentar também aproveitou o momento para criticar duramente o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos), acusando-o de desempenhar um papel “sujo, vexatório e golpista” ao se envolver com a articulação da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. De acordo com Boulos, Tarcísio estaria se aproximando de Bolsonaro em busca de apoio político para uma futura candidatura presidencial.
– Tarcísio está cumprindo esse papel lamentável de ir a Brasília puxar saco do Jair Bolsonaro e tentar ser o candidato dele à Presidência. Ele acha que ninguém está vendo isso? O Brasil todo está vendo – disse Boulos, que completou: – Se ele for mesmo candidato, acha que vai conseguir se vender como moderado? Está enganado.
O deputado também minimizou a possibilidade de avanço do projeto de anistia no Congresso, ressaltando que, apesar de eventuais articulações na Câmara, a proposta dificilmente será aprovada no Senado. Para ele, o assunto não encontra respaldo popular nem clima político para prosperar.
– Não tem voto. É bravata. Mesmo que todos do PP e do União Brasil votem a favor, isso não passa no Senado. E não tem apoio na sociedade – afirmou. Segundo ele, a população quer discutir outros temas: – O que o povo quer que a Câmara vote é a isenção do Imposto de Renda para 90% da população, a taxação dos super-ricos, o fim da escala 6x1… Anistia é pauta de golpista incompetente. Essa turma não teve competência nem para dar golpe de Estado.
As falas de Boulos, feitas em um evento tradicional da esquerda no feriado da Independência, adicionam mais tensão ao cenário político nacional e reafirmam seu posicionamento contrário ao bolsonarismo e à tentativa de perdão aos envolvidos nos atos de vandalismo e tentativa de golpe de 2023.