Espetáculo performático com palhaço e tecnologia estreia no Parque Ipanema
Intervenção cênica 'C.A.B.Ô.' une circo, música e tecnologia em apresentação gratuita nos dias 13 e 14 de setembro
Por Plox
08/09/2025 13h30 - Atualizado há 3 dias
A Cia. Nós de Nariz estreia neste final de semana o espetáculo performático “C.A.B.Ô.” no Parque Ipanema, em Ipatinga. As apresentações gratuitas acontecem nos dias 13 e 14 de setembro, sempre às 16h30.
A intervenção cênica itinerante propõe uma experiência sensorial ao público ao integrar circo, performance, música e tecnologia em um percurso inusitado pelo parque. A proposta é provocar o olhar cotidiano ao lançar um palhaço e uma máquina excêntrica em meio à paisagem urbana, sem aviso prévio ou local fixo para início do trajeto.

“C.A.B.Ô.” é um acrônimo para “Central de Arquivamento Bruto Ômega” e apresenta o personagem Z.É.00321, um palhaço silencioso que carrega a missão de arquivar as memórias do mundo com a ajuda de uma máquina que processa sons, imagens, sensações e devaneios. A performance remete à figura do “Zé-Ninguém” que caminha errante em um mundo à beira do colapso, numa referência poética ao personagem José, de Carlos Drummond de Andrade.
A montagem foi desenvolvida ao longo de 2025 por meio do projeto “Circo-tecnológico-musical”, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, através do Fundo Municipal de Cultura e da Prefeitura de Ipatinga. O processo criativo envolveu experimentações performativas no centro da cidade e resultou na construção de uma instalação móvel feita com sucata eletrônica e dispositivos sonoros como Loop Station, Makey Makey, Controlador Midi e instrumentos diversos.
Com direção de Léo Coessens e performance de Pedro Barroso (palhaço Dândi), o trabalho dialoga com a obra “A Memória do Mundo”, de Italo Calvino, e o conceito de “Terrorismo Poético”, de Hakim Bey. O espetáculo busca instaurar um colapso poético no espaço urbano, interferindo na rotina e oferecendo uma pausa sensível.
A produção é assinada por Rayssa Schwartz, com figurino de Camile Gracian, cenografia colaborativa entre Camile, Coessens e Barroso, maquiagem de Rômulo Amaral e identidade visual e fotos de Teuller Morais. Mais informações estão disponíveis no Instagram oficial da companhia: @nosdenariz.