Atletas olímpicos e paralímpicos são homenageados por Bolsonaro

Os eventos no Japão marcaram as melhores campanhas da história do Brasil, tanto nas Olimpíadas quanto nas Paralimpíadas

Por Plox

08/10/2021 12h14 - Atualizado há mais de 2 anos

Os representantes do Brasil nos Jogos de Tóquio 2021, atletas olímpicos e paralímpicos, foram recepcionados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, nessa quarta-feira (07) no Palácio do Planalto. 
Segundo o governo, os eventos no Japão marcaram as melhores campanhas da história do Brasil, tanto nas Olimpíadas quanto nas Paralimpíadas. Ao todo, foram 93 medalhas conquistadas pelos atletas. Nos Jogos Olímpicos foram 21, sendo 7 de ouro, 6 de prata e 8 de bronze. Já nos Jogos Paraolímpicos foram 72, sendo 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze. 


A medalhista de natação paralímpica, Maria Carolina Gomes Santiago, discursou durante o evento e elogiou o programa de esporte. “Hoje o Brasil tem um dos maiores programas de patrocínio individual ao atleta de alto rendimento e é através destes programas, como o “Bolsa Atleta” e sua ramificação o “Bolsa Pódio”, que a gente pode se dedicar, exclusivamente, à prática esportiva. A gente não precisa se preocupar com mais nada e pode focar nos treinos e resultados”, afirmou a atleta conhecida como Carol Santiago.
 

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

 

Vários atletas estiveram no evento. Entre os paralímpicos, o velocista Petrúcio Ferreira, dono de cinco medalhas em Jogos Paralímpicos, duas delas conquistadas em Tóquio: ouro nos 100m da classe T47 e bronze nos 400m da mesma classe. Entre os atletas olímpicos, Thiago Braz, ouro nos Jogos Rio 2016 e bronze em Tóquio, no salto com vara; e Hebert Conceição, ouro no boxe na categoria até 75kg no Japão. 
Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, esteve presente no palco do evento. Mizael foi eleito pela primeira vez em 2017 e é o primeiro medalhista paralímpico a assumir o cargo de presidente do CPB, além de ter sido considerado o melhor jogador do mundo no Futebol de 5, em 1998. Ele foi bicampeão paralímpico na modalidade, nos Jogos de Atenas 2004 e Pequim 2008. O Futebol de 5 é exclusivo para cegos ou deficientes visuais.
Além de Mizael Conrado, estavam no palco o presidente da república, Jair Bolsonaro; a primeira-dama, Michelle Bolsonaro; o secretário especial do Esporte, Marcelo Magalhães e o vice-presidente do COB, Marco La Porta, além da atleta paraolímpica que discursou, Maria Carolina Gomes Santiago.
O presidente fez um breve discurso, no qual disse sentir uma alegria sempre que via do outro lado do mundo, entre as três bandeiras, a bandeira brasileira. Ele também agradeceu aos atletas. 
 

Destaques