Mercado de Carros Elétricos no Brasil em ascensão

Vendas batem recordes e atingem crescimento impressionante em 2023, apesar dos desafios

Por Plox

08/10/2023 09h44 - Atualizado há mais de 1 ano

O mercado de veículos elétricos no Brasil apresentou um crescimento de 76% nos primeiros oito meses de 2023, com 49.052 unidades emplacadas, conforme informado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Esse número é quase o total de vendas de 2022 inteiro.

 

 

 

 

 

Foto: Divulgação

Detalhamento do Crescimento

Nos primeiros oito meses de 2021, foram vendidas 21.397 unidades, indicando que, em dois anos, o crescimento foi de impressionantes 129%. Mesmo com a crescente presença dos veículos eletrificados nas ruas, ainda existem dúvidas sobre sua funcionalidade, características e preços. Informações detalhadas foram fornecidas pelo "Autotempo" para esclarecer estas dúvidas.

 

Opções Acessíveis e Custo de Carregamento

Os preços dos carros elétricos têm se tornado mais acessíveis, com modelos como o Caoa Chery iCar e o Renault Kwid E-Tech sendo vendidos na faixa de R$ 120 a R$ 140 mil. O custo para carregar um veículo elétrico varia entre R$ 25 e R$ 80, dependendo da região e da capacidade da bateria.

 

Eletropostos e Baterias

Em agosto de 2023, o Brasil possuía 3.800 eletropostos públicos e semipúblicos, um aumento de 28% em relação a dezembro de 2022. Empresas como a Volvo têm incentivado a instalação destes postos. As baterias de íon de lítio são as mais usadas em carros elétricos, conhecidas por sua eficiência e por serem compostas majoritariamente por materiais recicláveis.

 

Durabilidade e Autonomia

As baterias destes veículos têm garantia de 8 anos e a autonomia pode diminuir em média 2,3% ao ano. O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), gerido pelo Inmetro, estabeleceu um padrão nacional para testar a eficiência e autonomia dos veículos elétricos, incluindo um "desconto" de 30% nos resultados laboratoriais para considerar o pior cenário.

 

Padrões de Teste Internacionais

Existem diversos padrões de testes pelo mundo, como o NEDC, WLTP e EPA, cada um com suas particularidades. Enquanto o NEDC é o padrão mais antigo e considerado menos realista, o WLTP, mais recente, leva os veículos para as ruas e estradas para uma avaliação mais próxima da realidade. Já o EPA, padrão americano, realiza testes em dinamômetros que simulam condições reais de direção.

Estas informações refletem a rápida evolução e adaptação do mercado brasileiro aos veículos eletrificados, demonstrando um futuro promissor para esta tecnologia no país.

 

 


 

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